A instabilidade atmosférica vai pairar sobre o território nacional nos próximos dias. A precipitação não vai atingir todas as regiões com a mesma intensidade ou de forma simultânea até sexta-feira, dia 23 de outubro. Será evolução das áreas de instabilidade no Atlântico a definir os locais onde os aguaceiros vão ocorrer.
Tarde de quarta-feira já terá aguaceiros pontuais
Com a iminente chegada da chuva e do tempo mais fechado, os níveis de humidade no interior das habitações disparam. Para combateres este problema antes que a precipitação se instale de forma mais rigorosa, existem soluções eficazes com entrega rápida.
Podes explorar estas e outras alternativas de forma detalhada no nosso guia dos melhores desumidificadores.
A perspetiva meteorológica para a tarde de terça-feira, dia 20 de outubro, aponta para um cenário maioritariamente seco. Por volta das 16 horas, o modelo sinaliza apenas episódios de chuva muito localizados nas zonas do interior, com a generalidade do país livre de pluviosidade.
O portal Meteored refere que os mapas não evidenciam "uma faixa organizada de precipitação a atravessar Portugal continental", o que torna os possíveis aguaceiros puramente pontuais.
Quarta-feira a chuva chega a Coimbra, Guarda e Interior Norte
O panorama sofre ligeiras alterações na quarta-feira, dia 21, com uma manhã que trará pequenos núcleos de precipitação a zonas de Coimbra, Guarda e no interior Norte perto das 10 horas. Durante a tarde, a instabilidade perde força e qualquer chuva será passageira e restrita a áreas isoladas.
O dia 22 de outubro, quinta-feira, será marcado por tempo predominantemente seco, impulsionado por uma região de pressão relativamente elevada a atuar sobre a Península Ibérica.
Para sexta-feira, dia 23, os mapas mostram a chuva concentrada sobre o oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa. Tanto de manhã como à tarde, a precipitação deverá manter-se ao largo, sem atingir o continente de forma expressiva e contínua.
O que esperar esta semana nas previsões meteorológicas
- Valores acumulados mais expressivos localizados nas áreas do noroeste e em alguns setores do interior Norte
- Regiões do Centro e do Sul a registarem quantidades de precipitação geralmente reduzidas
- Ausência de confirmação de uma segunda passagem frontal com chuva generalizada em todo o país
- Possibilidade de alterações contínuas nas previsões devido à evolução errática das áreas de instabilidade atlântica
Para acompanhares todas as flutuações e saberes quando vai chover na tua localidade, podes instalar a aplicação Meteored no teu smartphone Android ou iPhone. Está muito bem cotada em ambas as plataformas é uma boa alternativa à app nativa do teu telemóvel

