Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Mais uma polémica! Elon Musk "acusado" de violar regras do X

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com o Newsweek, Elon Musk foi acusado de utilizar a rede social X, antigo Twitter, para servir interesses próprios. Desta forma, não é novidade nenhuma que o empresário é, não raras vezes, controverso, chegando até a violar algumas das regras da própria plataforma.

Como revela um especialista em estudos ligados às redes sociais, Elon Musk terá removido a opção "Notas da Comunidade" de publicações suas. O que significa isso, ao certo? Neste caso, quer dizer que, ao contrário de outros users, Musk pode dizer o que bem lhe apetecer, sem ser sujeito a qualquer verificação de factos, como acontece com o utilizador comum.

A grande preocupação recai, também, sobre a possibilidade de um nome com bastante influência ter, desta forma, a possibilidade de disseminar qualquer tipo de informação. Citando as próprias regras do X: "As Notas da Comunidade visam criar um mundo mais bem informado, capacitando as pessoas no X para adicionar contexto de forma colaborativa a posts potencialmente enganosos" (via Newsweek).

Elon Musk X
Elon Musk (via Youtube)

O sinal de alerta foi dado numa discussão controversa sobre a habitação nos Estados Unidos

Ao que consta, o sinal de alarme foi dado no dia 17 de fevereiro, numa discussão no X, relativa à habitação em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Musk terá respondido a um utilizador, dando a entender que os eleitores democratas primam pela ilegalidade. O comentário em questão gerou indignação, no entanto... não foi possível responder às declarações de Elon Musk.

Como é possível ver, no tweet em baixo, o utilizador em questão concluiu que o magnata norte-americano havia restringido as respostas aos seus tweets.

He definitely has disabled community notes for his own tweets pic.twitter.com/RcNWC6NTtY

— evan (@esjesjesj) 17 de fevereiro de 2024

Os users do X queixam-se que as Notas da Comunidade são tendenciosas

Atrás desta observação, vieram muitas mais. Afinal de contas, já sabemos como funciona o X e da controvérsia que Elon Musk gera junto da comunidade. Entre os vários pareceres, um dos utilizadores refere que "quase todos os posts dele são notados pela comunidade, mas geralmente o CN é irrelevante, muito tendencioso e não garantido. É por isso que raramente são postadas" (via Newsweek).

Mais uma vez, Elon Musk mostra que tem tanto de génio como de polémico e, desta feita, a controvérsia gera-se no X. Recorde-se que, na rede social em questão, Musk já havia sido alvo de destaque, devido aos atritos com a Disney.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.