macOS Ventura já está disponível: 5 novidades imperdíveis

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple disponibilizou nas últimas horas a mais recente versão do seu sistema operativo para computadores. O macOS Ventura chega como uma atualização incremental em termos estéticos, mas com novidades que prometem contribuir para o aumento da tua produtividade.

Quais os Mac compatíveis com o macOS Ventura?

  • iMac de 2017 e mais recentes
  • iMac Pro
  • MacBook de 2017
  • MacBook Air de 2018 e mais recentes
  • MacBook Pro de 2017 e mais recentes
  • Mac Pro de 2019 e mais recentes
  • Mac mini de 2018 e mais recentes

5 novidades que tens de experimentar no macOS Ventura

1. Stage Manager

O Stage Manager organiza automaticamente aplicações e janelas para que os utilizadores possam concentrar-se na tarefa em mãos e ainda ver tudo num único olhar. Quando os utilizadores ativam o Stage Manager na Central de Controlo, a janela atual em que estão a trabalhar é exibida com destaque ao centro, enquanto outras janelas aparecem à esquerda para que eles possam alternar facilmente entre as tarefas.

Para criar o espaço de trabalho ideal, os utilizadores podem criar grupos de janelas ou aplicações ao trabalhar em tarefas ou projetos específicos. O Stage Manager também funciona em conjunto com as ferramentas de janelas do macOS, incluindo Mission Control e Spaces, e os utilizadores podem aceder facilmente à sua área de trabalho com um único clique.

Stage Manager

2. Continuity Camera

Com o Continuity Camera, os utilizadores de Mac podem aproveitar o poderoso sistema de câmaras do iPhone para ter uma experiência de webcam inovadora. E até funciona sem fio para maior flexibilidade.

O Desk View acede à câmara Ultra Wide no iPhone para mostrar simultaneamente o rosto do utilizador e uma visão aérea da sua mesa - ótimo para vídeos DIY, apresentações práticas e muito mais.

apple

O Continuity Camera também traz recursos inovadores como Center Stage, modo Retrato e o novo Studio Light — um efeito que ilumina lindamente o rosto do utilizador enquanto escurece o fundo — para os computadores Mac.

3. Handoff

O Handoff agora chega ao FaceTime, para que os utilizadores possam iniciar uma chamada do FaceTime num dispositivo Apple e transferir perfeitamente a chamada para outro dispositivo Apple próximo.

Um utilizador pode iniciar uma chamada do FaceTime no seu iPhone ou iPad e mover a chamada para o Mac quando voltar para casa ou escritório, ou pode até iniciar uma chamada no Mac e fazer a transição para o iPhone ou iPad quando estiver em movimento.

apple

4. Melhorias poderosas nas Mensagens

Os utilizadores podem editar ou desfazer uma mensagem enviada recentemente, recuperar mensagens excluídas acidentalmente ou até marcar uma mensagem como não lida se não puder responder no momento.

Colaborar com outras pessoas é mais fácil do que nunca, pois os utilizadores agora têm a opção de partilhar um arquivo nas Mensagens e conceder acesso automático a todos no tópico.

As atualizações de atividades aparecem na parte superior da conversa à medida que todos entram e fazem edições no documento partilhado. Os utilizadores também podem entrar rapidamente em sessões do SharePlay do seu Mac diretamente nas Mensagens, para poderem conversar enquanto participam em experiências partilhadas, como ver um programa ou ouvir música juntos.

mensagens

5. Spotlight traz produtividade melhorada

O Spotlight vem com novos recursos e um design atualizado que oferece uma experiência mais consistente no Mac, iPhone e iPad. Os utilizadores agora podem usar o Spotlight para encontrar imagens na sua biblioteca de fotos, na web e em todo o sistema em aplicações como Mensagens e Notas.

Eles podem até pesquisar as suas fotos por local, pessoas, cenas ou objetos, e o Live Text permite pesquisar por texto dentro das imagens. O Spotlight também inclui resultados avançados para categorias de artistas, filmes, atores, programas de TV, empresas e desportos.

Para aumentar a produtividade, os utilizadores podem realizar ações do Spotlight para fazer coisas como iniciar um cronómetro ou criar um novo documento. E com suporte para Quick Look in Spotlight, os utilizadores podem ver rapidamente uma visualização em tamanho real de praticamente qualquer tipo de arquivo sem precisar abri-lo.

apple

Estas são apenas cinco novidades que destacamos. Podes conhecê-las todas no site oficial da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.