MacOS está mais vulnerável a malware que o Windows pela primeira vez!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a empresa de software de segurança MalwareBytes, o macOS é atualmente mais vulnerável a programas maliciosos do que o Windows. Esta é a primeira vez o sistema operativo da Apple é considerado mais vulnerável, pois o macOS sempre foi "gabado" por ser extremamente seguro.

O relatório da MalwareBytes consiste nas deteções encontradas pela empresa em 2019. No macOS, a média foi de 11 ameaças encontradas em equipamentos munidos do sistema operativo. Já o Windows possui uma média de 5.8 ameaças, um número bem inferior.

Se compararmos com 2018, o macOS teve uma média pequena de 4.8 ameaças encontradas. Assim sendo, o ano de 2019 representou um crescimento preocupante em malwares encontrados no macOS, que equipa os portáteis e desktops da Apple. Este relatório contradiz a velha máxima de "Mac não apanha vírus" um dos mitos mais comuns no mundo da tecnologia.

"O utilizador não está mais seguro só porque usa Mac"

Thomas Reed, o diretor da divisão Mac e mobile da MalwareBytes, afirma que o número de utilizadores de macOS a instalar o MalwareBytes aumentou de forma significante. Afinal, Reed declarou que "o utilizador não está mais seguro só por utilizar Mac".

Reed adicionou que existem indivíduos que ainda pensam que os Macs são impenetráveis por vírus ou programas maliciosos. Esta crença leva os utilizadores a serem mais descuidado com a proteção virtual, descurando atualizações e não instalando software de segurança.

Já no Windows, é conhecimento geral que convém ter algum programa de segurança com a utilização diária. O MalwareBytes é de facto um dos melhores programas gratuitos para deteção de software malicioso.

Protege o teu computador com as nossas recomendações:

  • Os 7 melhores antivírus grátis para PC em 2019
  • VPN Grátis: as 8 melhores soluções em 2020
  • Os 8 browsers mais utilizados do mundo em 2020
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.