Apple iPhone 15 sem cartão SIM físico chegará também à Europa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi no ano passado que a Apple colocou no mercado uma versão do iPhone 14 sem bandeja física para cartão SIM. Esta versão foi disponibilizada apenas nos Estados Unidos, mas com o lançamento do iPhone 15 essa decisão estender-se-á também à Europa.

A tese é avançada pela publicação francesa iGeneration citando fontes ligadas à indústria. Segundo esse relatório, o "iPhone 15 e 15 Pro também podem ser lançados sem cartão SIM físico na França".

Apple iPhone 15 sem cartão SIM físico chegará pelo menos a França

O país gaulês será assim um dos primeiros mercados europeus a receber versões dos novos iPhone 15 apenas com suporte para a tecnologia eSIM. Resta saber se a Apple aplicará a mesma opção noutros países espalhados pelo Velho Continente.

Apple iPhone

A julgar pelas opções habituais da empresa, os principais mercados da União Europeia recebem a mesma versão dos seus smartphones. Ou seja, caso o iPhone 15 chegue a França sem cartão SIM físico, é altamente provável que o mesmo suceda em Portugal.

Nesse caso, os compradores dos iPhone 15 e iPhone 15 Pro contarão apenas com a tecnologia eSIM para a gestão da sua conectividade de rede móvel. Quer isto dizer que não poderão migrar o cartão físico do seu atual iPhone para o novo modelo.

Importa relembrar que os iPhone 14 e iPhone 14 Pro disponíveis na Europa já conta com eSIM. Este está disponível na modalidade dual-SIM, ou seja, podes ter um cartão principal físico, mas se quiseres um segundo número esse terá de ser eSIM.

Esta mudança implica ainda que as operadoras disponibilizem esta tecnologia aos seus clientes. Significa que terão de redobrar esforços na oferta desta tecnologia nos vários mercados abrangidos pela medida.

Nos últimos anos temos visto um esforço das várias operadoras no reforço da sua oferta eSIM. Com cada vez mais produtos tecnológicos a optarem por esta via, é necessário desenvolver estruturas e serviços que possam sustentar e acompanhar a mudança.

As principais operadores de telecomunicações a operar em Portugal já oferecem o eSIM aos seus clientes. Com efeito, caso esta mudança se concretize, apenas terás de consultar a tua operadora para ficares a saber o que necessitas para migrar o teu número de contacto.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.