Google vs Apple: 'Problemas têm os utilizadores do iPhone'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O duelo entre a Google e os utilizadores de Apple iPhone continua a trazer-nos estas pérolas com trocas aguerridas de acusações entre as partes. Agora, foi um dos principais engenheiros e executivos de topo no seio da Google, Hiroshi Lockheimer, a apontar baterias à gigante de Cupertino e ao seu iMessage.

Ao passo que a Google tem promovido o padrão RCS para substituir as típicas mensagens de texto (SMS) que continuam a perder popularidade, do outro lado do "mundo" tecnológico temos a Apple. Irredutível no seu iMessage, a empresa de Tim Cook recusa-se a abrir esta sua plataforma.

Android Google Apple iPhone

Não obstante, a empresa de Mountain View está firme na sua posição para com a benesse de também os utilizadores Apple poderem usufruir do padrão RCS (Rich Communication Services). Algo que é agora defendido e exteriorizado por um dos altos executivos no seio da tecnológica norte-americana.

Por RCS entenda-se o padrão Rich Communication Services. Tal como o nome indica, é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel e entre telefone e operadora. Aqui visando substituir mensagens SMS por um sistema de mensagens de texto mais rico, algo similar ao que podemos usar e usufruir no WhatsApp, por exemplo.

Foi durante uma entrevista cedida à publicação 9to5Google que Lockheimer afirmou que o Android já não tinha um problema com as mensagens de texto instantâneas. Ao invés, o executivo explica que graças à tecnologia RCS 2.0, os utilizadores do sistema operativo da Google têm ao seu alcance os serviços de mensagens mais avançados, seguros e úteis da atualidade.

"Problema têm os utilizadores de Apple iPhone", aponta Hiroshi Lockheimer

Apple Google RCS

Tal como avança Hiroshi Lockheimer, o problema está agora do lado da Apple e afetando os utilizadores de iPhone. "Tenho pena dos utilizadores de iPhone, pois não podem desfrutar de todas as melhorias inerentes ao padrão de comunicações RCS".

Ainda conforme o seu testemunho, a Google não sente inveja da plataforma iMessage da Apple. Ao invés, acredita que o padrão de comunicações RCS deva ser uniformizado e globalmente aplicado. Só assim se poderá acabar de vez com o antiquado protocolo SMS, substituindo-o por algo melhor.

Esta posição da Google, note-se, está longe de colher apoio unânime junto da comunidade de utilizadores. A propósito, veja-se a expressão em seguida vertida, apenas uma de várias que poderia ter selecionado.

Ecossistema Apple depende bastante da plataforma iMessage

I am completely shocked that a high-level Google executive thinks that it is now Apple’s problem. Good luck with that. https://t.co/Gwcn8XzVax

— Scott Edwards (@scotchua) 24 de março de 2023

Há um alheamento notório e crescente dos utilizadores Apple perante esta luta da Google em uniformizar o padrão RCS. Talvez porque a sua plataforma funcione efetivamente bem e porque os problemas alheios são isso mesmo, preocupação alheia.

Todavia, até ao momento os utilizadores de iPhone continuam sem poder tirar partido das funções do protocolo RCS, um padrão que traz funcionalidades que até há bem pouco tempo eram exclusivas de apps como o WhatsApp.

Tome-se, por exemplo, a criptografia para as comunicações de ponta a ponta, inclusive nos chats de grupo com até 100 pessoas.

Em suma, mesmo perante o queixume constante da Google. Perante várias petições. Sem fazer caso de várias solicitações e publicações enviadas pela Google diretamente à Apple, a empresa de Cupertino permanece fiel à sua plataforma.

O iMessage continuará a ser o método preferencial de comunicação por mensagens de texto no ecossistema Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.