Lumia 625 é o primeiro Windows Phone a receber uma custom ROM

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Quando olhamos para o ecossistema Android, uma das coisas que não falta por essa internet fora são ROM´s modificadas. A facilidade de personalização que o Android oferece permite a qualquer um criar a sua própria ROM, adicionando ou eliminando o que bem entender do seu smartphone.

No que respeita a iOS ou Windows Phone, as coisas são completamente diferentes. No caso do iOS, tal coisa nunca irá acontecer porque simplesmente a Apple nunca o permitirá. Já no Windows Phone, hoje é o dia da viragem. O Lumia 625 tem já uma ROM de terceiros disponível, podendo assim abrir a porta para a chegada das ROM´s ao Windows.

O Lumia 625 é o primeiro smartphone Windows a receber uma ROM personalizada, que neste caso concreto foi desenvolvida pelo pessoal da WindowsMania.pl (fonte) e é baseada no Windows Phone 8.1 GDR2. As modificações introduzidas nesta ROM não são muitas, mas permite desde logo a remoção de aplicações que venham instaladas de fábrica no equipamento e ainda uma coisa ou outra engraçada.

No caso de possuíres um exemplar deste smartphone e estiveres à vontade para realizar este tipo de operações, segue o link da nossa fonte e lá terás todas as informações de que necessitarás.

Tal com referi anteriormente, este poderá ser o passo para uma nova realidade no ecossistema Windows. Uma vez libertada a primeira ROM, muitos outros poderão seguir o mesmo caminho e mesmo não sendo o Windows um sistema tão aberto quanto o Android, a imaginação de cada um poderá ser o limite.

Talvez querias ver:

  • HP Falcon com Windows 10 Mobile poderá ser apresentado na MWC 2016
  • Flagship da Lenovo em 2016 poderá vir a utilizar processador Exynos 8870 da Samsung
  • OnePlus 2 Mini e Oppo A23 apanhados na TENAA, pequenos mas poderosos

;)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.