Logitech POP Mouse review: versátil, silencioso e com botão Emoji

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 8 min.

A Logitech é uma das fabricantes de referência no mercado dos periféricos com ratos e teclados dignos de nota. O mais recente é o rato sem-fios Logitech POP, silencioso, com ligação Bluetooth e três vibrantes esquemas de cor com um preço recomendado de 39,90 €, mas já o encontramos em promoção por 31,90 € em Portugal.

Trata-se de um rato ótimo com sensibilidade de 4 000 DPI, de clique silencioso (SilentTouch) e autonomia para cerca de 2 anos de acordo com a fabricante, usa uma pilha AA incluída com o rato Logitech. O melhor de tudo? A cor, qualidade de construção e teclas personalizável, incluindo um botão dedicado aos...emojis (que podemos atribuir a outro atalho).

Rato Logitech POP Mouse

Os destaques do rato Logitech POP Mouse

✅ Silêncio de operação (botões e scroll)
✅ Pode ser usado com até 3 dispositivos em simultâneo via Logitech Flow
✅ Autonomia para até 24 meses (1 x pilha AA)
✅ Conexão via Logitech Receiver (USB) ou Bluetooth Low Energy
✅ Rato leve com 82 gramas (pilha incluída)
✅ Vários esquemas de cor vibrantes
✅ Botão de acesso direto aos Emojis / outra opção a definir
✅ Botões de acesso direto a funções personalizáveis via Logitech Options
✅ Rato ambidextro

O rato Logitech POP tem boa qualidade de construção

rato Logitech POP Mouse

Altura: 104,8 mm
Largura: 59,4 mm
Profundidade: 35,2 mm
Peso: 82 gramas (bom bateria)

O Logitech POP Mouse é construído em plástico de alta densidade e ao pegar nele sentimos ser bem construído para o escalão de preços. O plástico é forte com textura rugosa para melhorar o grip, a sensação de pegar e usar o Mouse com a nossa mão.

Logitech POP Mouse

Aponto, contudo, o facto de sentirmos sempre a ranhura que atravessa o seu corpo em toda a lateral com o polegar e o anelar ao usar o rato. Isto deve-se ao facto de a porção superior do rato ser amovível, mas tal sensação não abona o conforto de uso.

Logitech POP Mouse

O revestimento deste rato silencioso é fácil de limpar e para quem sofre com mãos mais húmicas, este produto manter-se-á agradável durante longos períodos de utilização, além de ter uma superfície simples de limpar quando chegar a ocasião.

As cores são tudo neste Logitech POP

Logitech POP Mouse

Acima podemos ver os três esquemas de cor para o POP Mouse, desde a Daydream (roxo / verde / amarelo); Blast (amarelo e preto), bem como a Heartbreaker (rosa e vermelho). O melhor de tudo? Podes combinar as cores com os teclados POP Keys.

O novo rato Logitech POP Mouse é similar ao Pebble M350, anteriormente analisado, mas é mais alto e consideravelmente mais confortável de usar no quotidiano. Sucintamente, a palma da mão tem onde assentar ao contrário do modelo Pebble.

Logitech POP Mouse

Botões: 4 - clique esquerdo/direito, roda de scroll com clique do meio, botão superior
Personalização: Botão superior personalizável com software Emoji

Tal como o modelo Pebble temos os botões separados, com uma ligeira ranhura entre ambos. Todavia, este é complementado por um novo botão acima da roda de rolagem ou scroll que, nativamente, abre o menu dos emojis, mas que podemos configurar.

Logitech POP Mouse

Tal como evidenciado pela imagem acima, com um clique podemos abrir o menu dos emojis. Algo que acabou por ser útil durante as conversações e chat via WhatsApp, entre outros serviços de mensagens e comunicações instantâneas.

Logitech POP Mouse

Ou seja, algo que inicialmente parecia perfeitamente supérfluo, não é de todo desprovido de utilidade. De qualquer modo, através do software Logitech Options (download grátis) podemos atribuir outra função, outro atalho de acesso rápido ao pressionar este botão.

O botão macro é originalmente dedicado aos Emojis

Logitech POP Mouse

Ao usar o rato, repousando a mão no mesmo e o dedo indicador na roda de scroll, ao deslizar para trás o indicador conseguimos aceder facilmente ao botão macro. Foi uma adição bem-vinda a um rato tão compacto, perfeito para viagem e com mais cor.

A porção superior do rato é magnética e amovível

Logitech POP Mouse

Quer isto dizer que toda a porção superior do rato é facilmente removível para acesso à pilha. Esta será a única ocasião / motivo para levantar a porção superior ou face do rato uma vez que o mesmo não traz o adaptador USB / dispositivo unificador da Logitech.

Logitech POP Mouse

Podemos também apreciar a esquemática de cores com reflexo no seu interior, bem como a qualidade de construção. Temos recortes precisos e plástico bem trabalhado. Podemos também ver os interruptores silenciosos ou switches com um clique agradável.

O Logitech POP Mouse é um rato silencioso

Logitech POP Mouse

Ao passo que a cor é vibrante, o ruído de operação do rato é mínimo. Temos, com efeito, dois botões principais extremamente silenciosos SilentTouch, mas com um clique confiante e surpreendentemente agradável para um rato acessível.

Logitech POP Mouse

Temos também a roda de rolagem ou scroll que também se desdobra como botão silencioso e suave em silicone. Além disso, temos o botão macro para emojis, esse já com um clique mais audível e sensação de plástico frio e menos agradável.

Autonomia até 24 meses de acordo com a Logitech

Logitech POP Mouse

Pelas razões óbvias de tempo não nos foi possível apurar efetivamente a autonomia real do rato sem-fios Logitech POP Mouse. No entanto, a empresa afirma que uma pilha AA (incluída no rato) é o suficiente para até dois anos de autonomia.

Logitech POP Mouse

São valores extremamente positivos, bastante acima da média para um típico rato de viagem sem-fios com alimentação através de pilha AA. Agora, daqui a dois anos voltaremos a este artigo com um juízo mais acertado sobre a real autonomia.

O software Logitech Options desperta todo o potencial do rato POP

Logitech POP Mouse

No quotidiano o rato Logitech POP Mouse é bastante competente, sobretudo se usarmos as funções adicionais providenciadas pelo software Logitech Options. Trata-se de uma suite de software gratuita para Mac e Windows (PC) disponível para download.

Logitech POP Mouse

Aí podemos, por exemplo, selecionar a precisão da roda de scroll - se queremos uma rolagem precisa (por etapas), ou um scroll livre - rolagem infinita. Podemos também definir a direção do scroll para melhor refletir o nosso padrão de uso e preferências.

Botão do Scroll desdobra-se no Zoom e Microsoft Teams

Logitech POP Mouse

O melhor de tudo? Podemos configurar o botão da roda de scroll para, ao ser pressionar, ativar ou desativar o microfone, ou câmara fotográfica / webcam em aplicações de videoconferência. É algo útil nos tempos que correm, com suporte para o Zoom e Teams.

Logitech POP Mouse

Esta foi uma das funções que me surpreendeu no Logitech POP, atualmente com duas aplicações suportadas, mas com a possibilidade de receber suporte para outras apps. Bom, em pleno rigor são três apps, sendo a terceira o WeChat.

Logitech POP Mouse

A próxima atualização de software pode perfeitamente trazer suporte para determinadas ações com outras apps, seja o Photoshop, entre outro software. Para já apresenta reais vantagens para as plataformas mais populares de videochamada em 2022.

Logitech POP Mouse

O software Logitech Options dá-nos mais algumas funções e informações sobre o rato como, por exemplo, o nível de carga, a precisão, rapidez e direção da rolagem, entre outras opções. Se têm um rato Logitech, recomendamos o Options.

Sincroniza com até 3 dispositivos graças ao Logitech Flow

Logitech POP Mouse

Este rato Bluetooth pode ser usado em até três dispositivos em simultâneo. Basta, para tal, ter o Logitech Options instalado nesses computadores ou tablets e ativar essa opção. Em seguida, após conectar o rato, basta clicar no botão inferior.

Logitech POP Mouse

Encontramos, na parte inferior do rato, o interruptor On / Off, o sensor ótico, bem com o botão Flow para alternar entre dispositivos sincronizados. Podemos alternar entre três dispositivos, ou seja, usar este mesmo rato em até três computadores.

Logitech POP Mouse

O melhor de tudo? A tecnologia Logitech Flow permite, por exemplo, copiar e colar ficheiros entre os três dispositivos conectados ao mesmo rato. Podemos simplesmente arrastar e largar ficheiros de um computador para o outro, ou usar o Copiar + Colar.

Logitech POP Mouse

Esta tecnologia adicional torna o POP Mouse num rato bastante versátil para o seu tamanho e preço. Ou seja, pode perfeitamente trabalhar como rato secundário ou de backup para um Power User, ou servir de rato de viagem multifacetado e útil.

Rato sem-fios com sensibilidade de 4 000 DPI

Logitech POP Mouse

As opções de personalização da sensibilidade não são muitas, variando entre os 4 000 DPI e 1 000 DPI de acordo com a Logitech - através do Options. Não temos no rato um botão de alternância entre graus de sensibilidade do seu sensor ótico.

Logitech POP Mouse

Todavia, para este produto esta omissão não é prejudicial. Afinal de contas, para um rato sem-fios leve, compacto e silencioso, esperamos que simplesmente funcione no dia a dia e, quando e se quisermos, temos algum poder de personalização no Options.

Rato versátil, divertido de usar e, claro, colorido!

Logitech POP Mouse

As opções de personalização são um bónus para um rato acessível como este Logitech POP Mouse, facilmente recomendável pela boa relação qualidade / preço. De qualquer modo, fica ainda melhor com as promoções já frequentes em Portugal.

É uma boa compra até 30 euros e, felizmente, já são várias as oportunidades de compra a valores aproximados. Gostei da qualidade de construção e acabamento em (bom) plástico com esquemas de cor realmente divertidos, ou pelo menos, diferentes!

Logitech POP Mouse

O botão dedicado aos emojis tem a sua utilidade e, se quisermos, podemos atribuir-lhe outra função como a Captura de ecrã, Play / Pause, Avançar / Retroceder, entre muitas outras opções de atalhos que podemos configurar através do Logitech Options.

Logitech POP Mouse

O que, porventura, lhe possa faltar em botões adicionais para utilizadores intensivos, compensa parcialmente graças ao Options. É um rato leve e muito silencioso, de clique agradável e confiante, com autonomia muito acima da média - até dois anos.

A 4gnews recomenda o rato sem-fios Logitech POP Mouse para viagem, como rato secundário, ou se os esquemas de cor forem determinantes É um bom e divertido produto que nos surpreendeu positivamente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.