Logitech Pebble M350 review: rato silencioso ideal para viagem

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Ratos há muitos, mas poucos inspiram tanta confiança como os ratos Logitech. O mais recente "alvo" da nossa atenção foi o Logitech Pebble M350 com preço médio de 25 € em Portugal, leve, discreto, silencioso e ideal para levar na bolsa do PC.

Este modelo pode ser adquirido em preto, branco, rosa e azul, construído totalmente em plástico e com textura areada que lhe confere um toque agradável ao ser usado. O seu maior trunfo é, contudo, o tamanho compacto e, sobretudo, o silêncio de operação.

rato Logitech Pebble M350

Os destaques do rato Logitech Pebble M350

✅ Silêncio de operação (botões e scroll)
✅ Corpo com perfil fino e discreto
✅ Autonomia para até 18 meses (1 x pilha AA)
✅ Conexão via Logitech Receiver (USB) ou Bluetooth Low Energy
✅ Rato leve com 82 gramas (pilha incluída)
✅ Rato ambidextro

A qualidade de construção do rato é mediana

rato Logitech Pebble M350
Altura: 26 mm
Largura: 59 mm
Profundidade: 107 mm
Peso: 82 gramas

O rato Logitech Pebble M350 tem um design moderno e bastante compacto, com perfil baixo, com altura suficiente para proporcionar uma experiência de uso confortável. É o rato ideal para levar no bolso ou na mala de transporte do PC portátil.

Este modelo está disponível em várias cores, do preto, branco, rosa ao azul para espelhar melhor as preferências do utilizador. É um produto moderno que nos chega numa embalagem compacta, incluindo 1 x pilha AA, bem como o manual de instruções.

rato Logitech Pebble M350

A qualidade de construção do rato Logitech Pebble M350 é medíocre, mas para o escalão de preço ousaria dizer que me surpreendeu positivamente. Não se iludam, contudo, este é um rato construído integralmente em plástico, ainda que seja um bom plástico.

Design moderno com foco na portabilidade

Logitech Pebble M350

O Pebble é um rato muito fácil de transportar graças ao seu perfil esguio, linhas arredondadas e inspiração orgânica. O melhor de tudo? Podemos guardar o recetor / adaptador USB, bem como a pilha AA debaixo do painel superior do próprio rato.

Este elemento é seguro por ímanes, mantendo os componentes protegidos e numa localização em que dificilmente os perderíamos. Em simultâneo, ao adotarem esta implementação, todo o design beneficia de uma estrutura mais sólida, com menos partes móveis.

O painel superior do rato é facilmente amovível

Logitech Pebble M350
Pormenores do painel superior levantado para revelar o interior do rato.

Ao contrário das implementações mais comuns em que o recetor e a pilha podem ser acedidos através da parte inferior do rato, no caso do M350 estes componentes estão encobertos pela tampa superior. A sua remoção é manifestamente simples.

Tudo o que têm a fazer é levantar ligeiramente esta porção superior, segura pela ação de três ímanes. É um sistema simples e engenhoso, permitindo manter uma estrutura sólida no rato e facilitando o acesso a estes componentes.

Logitech Pebble M350
Pormenor dos pontos de fixação com imane, pilha e encaixe do recetor USB.

Trata-se de uma peculiar implementação neste Logitech Pebble M350, mas que contribuiu para a qualidade de construção do produto, tornando-o mais sólido. Além disso, caso tenham outra unidade deste rato podem, inclusive, trocar as "tampas".

Em síntese, para um rato acessível, ou barato, este M350 tem uma qualidade de construção agradável, bem como um sistema engenhoso para manter a pilha e o pequeno adaptador USB bem guardado.

Logitech Pebble M350
Pormenor do encaixe do painel superior com os interruptores para as teclas e o scroll.

Por fim, também em caso de acidentes com derrame de líquidos no rato, secar o produto torna-se mais fácil ao ser possível remover este painel superior. Ademais, as próprias linhas e design do produto acabam beneficiar com este sistema.

Note-se ainda que o rato tem uma ligeira elevação, ficando progressivamente mais espesso à medida que caminhamos para a parte traseira. Assim, mantendo-se um rato fino, consegue ser minimamente confortável para usar durante um dia de trabalho.

Logitech Pebble M350
Apple Magic Mouse vs Logitech Pebble M350.

Em síntese, ao contrário do Magic Mouse da Apple, no Logitech Pebble M350 temos algum apoio para a palma da mão o que em muito contribuiu para a experiência de utilização.

Ou seja, por muito fino que seja, e é, o Logitech Pebble M350, ainda temos algo que não ousaria apelidar de ergonómico, mas pelo menos existente para conferir algum apoio à mão.

Logitech Pebble M350

Isto é particularmente importante para quem trabalha no computador durante longas horas, em casa ou fora desta, é importante ter um produto minimamente confortável sob pena de sofrer com patologias do pulso e / ou tendões.

O desempenho foi uma boa surpresa, silencioso e preciso

Logitech Pebble M350

Sensibilidade: 1 000 DPI
Conexão: Bluetooth ou adaptador USB

Em primeiro lugar o rato Logitech Pebble M350 pode ser ligado ao computador (ou tablet) via Bluetooth ou através do adaptador USB fornecido. Para emparelhar via Bluetooth basta pressionar o botão presente na parte inferior do rato para dar início ao processo.

Após carregar no botão de emparelhamento, o LED iluminar-se-á em azul e piscará rapidamente. Em seguida devem garantir que o computador tem a conexão Bluetooth ativa para dar seguimento ao processo.

Assim que o LED ao lado do botão On/Off deixar de piscar e estiver continuamente iluminado em verde, o rato está emparelhado com o computador e estará pronto a usar. O processo é simples e, por via da regra, será rápido.

Logitech Pebble M350
Pormenor da parte inferior do rato com botão de On/Off e de emparelhamento Bleutooth.

Alternativamente, para ligar com o adaptador USB basta inserir o mesmo numa das portas do PC, ligar o rato e pressionar o botão de emparelhamento. Assim que o LED se iluminar continuamente em verde, o rato estará pronto a usar.

Portanto, para usar o rato não é sequer necessário usar o adaptador USB, componente que temos de tirar do interior do rato. A ligação foi estável até cerca de 10 metros e não apresentou nenhuma falha durante o uso normal.

Logitech Pebble M350

Gostaria que a velocidade de deslize na mesa fosse maior e, sobretudo, que a velocidade do scroll fosse maior. Não é um impedimento para a maioria do trabalho, sobretudo de escritório, mas há sempre margem para melhoria.

Além disso, este rato Logitech Pebble M350 tem um sensor ótico com resolução de 1000 DPI. É uma resolução padrão para o escalão de preços e, mais uma vez, para trabalho é mais que suficiente, não sentido nenhuma falha no uso normal.

O Logitech Pebble M350 é extremamente silencioso

Logitech Pebble M350

Botões: 3
Scroll: 1 roda

Sentimos o clique antes de o ouvir. Ou melhor, praticamente não o ouvimos, mas sentimos algo a clicar. A sensação só pode ser descrita como satisfatória neste pequeno rato Logitech Pebble M350. O mesmo se aplica à roda de scroll central.

A Logitech apelida-o de "rato silencioso" e não erra nesta premissa. Ainda que se ouça um ligeiro "clique", é um som abafado que passa completamente despercebido na maioria dos cenários. Seja nas duas teclas como a usar a roda de scroll.

Os cliques são praticamente inaudíveis, portanto, se precisam de trabalhar numa biblioteca, por exemplo, este será o rato ideal.

Veredito: Simples, acessível e eficiente

rato Logitech Pebble M350

O rato Logitech Pebble M350 é um excelente rato barato para viajar. Tem configuração ambidextra e usa uma pilha AA como fonte de energia para até 18 meses de autonomia.

Os seus maiores trunfos são a construção sólida, mas leve, bem como as teclas silenciosas. Tem perfil baixo, mas o seu uso não é desprovido de algum conforto e espaço para repousar a mão.

As opções de conetividade são perfeitamente satisfatórias - Bluetooth estável - ou o adaptador USB. Ambas as opções providenciam uma conexão estável até cerca de 10 metros.

O Pebble M350 é da Logitech um gadget moderno em aparência, competente no desempenho e trabalho, além de versátil ao poder ser transportado até no bolso das calças.

Por fim, o preço. É possível encontrar este produto entre os 20 a 25 € em Portugal, surpreendendo positivamente sem nunca se arrogar algo mais que um simples rato de trabalho.

Em 5 estrelas possíveis atribuo-lhe 4,5 para uso em trabalho / viagem. Por vezes menos é mais, ainda que haja espaço para melhoria na facilidade de deslize na mesa e na velocidade do scroll.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.