iRobot Roomba i3 review: aspirador robot com boa qualidade / preço

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

O aspirador robot Roomba i3 custa desde 459 € em Portugal e apresenta-se como robot aspirador da iRobot acessível desta marca líder de mercado, da geração mais recente de aspiradores. Prima pela qualidade de construção e eficiência da limpeza geral.

É particularmente bom a aspirar superfícies duras como tijoleira e chão de madeira, fazendo um trabalho bom em carpetes de baixa a média espessura. Por outro lado, não é tão eficiente a apanhar pelos de animais de estimação apesar das escovas de borracha.

iRobot Roomba i3

Todavia, tem excelente relação qualidade / preço, com mapeamento semi-inteligente após a atualização de software que trouxe a limpeza por áreas através da app iRobot, reforçou a integração com as assistentes virtuais e o deixou mais inteligente.

Por fim, este aspirador pode ser adquirido com base de auto-esvaziamento na versão iRobot Roomba i3+ EVO que soluciona a limpeza do lar sem termos que sujar as mãos a não ser para trocar os consumíveis periodicamente e fazer uma manutenção mínima.

Design e caraterísticas importantes do iRobot Roomba i3

iRobot Roomba i3

Em primeiro lugar o iRobot Roomba i3 é o modelo mais barato com acesso a uma base de auto-esvaziamento (versão Plus). O modelo testado, contudo, não incluiu esse acessório que aumenta exponencialmente a conveniência de um aspirador automático.

Roomba i3

O aspirador robot iRobot Roomba i3 tem três botões na sua face superior. O maior - Power / Limpar está no meio, rodeado por um anel luminoso que assume cores distintas consoante o alerta a comunicar, mas que permanece desligado quando em repouso.

Roomba i3

O botão Home (casa) envia o robot para a base e o botão "Spot Clean" indica ao robot para aspirar intensamente, em padrão espiral, o local em questão. Ou seja, podemos controlar manualmente o aspirador através destes três botões na sua superfície.

Textura rugosa na superfície mantém-se mais limpa

iRobot Roomba i3

Ao passo que muitos modelos têm uma superfície em plástico ou vidro espelhada, que ficará rapidamente suja, o Roomba i3 apresenta um acabamento matte, em cinzento com uma textura similar a tecido rugoso que se mantém mais apresentável.

Note-se que este produto é feito para trabalhar e ficará sujo com o passar do tempo, portanto, destacamos como positiva esta escolha de acabamentos ao ser mais fácil de limpar e não ficar pejada de impressões digitais, pó, outros detritos e sujidades.

iRobot Roomba i3

O iRobot Roomba i3 apresenta, no topo, este pequeno farol, o sensor Room Confinement (RCON) que lhe permite comunicar com a base de carga. Possui também um sensor Light Touch na parte frontal para detetar paredes, limites e outros obstáculos.

A qualidade de construção dos aspiradores iRobot é tendencialmente superior à concorrência e este modelo não destoa. O plástico é mais robusto e inspira confiança quando tiramos o produto da caixa, mostrando-se durável com o passar do tempo.

Escovas em borracha fazem a diferença nos aspiradores Roomba

iRobot Roomba i3

O Roomba i3 tem na parte inferior um sensor de acompanhamento do piso que o ajuda a manter-se em linhas retas, melhorando a navegação. Tem também o sensor de sujidade - Dirt Detect - além do "para-choques" frontal.

Temos, na parte inferior do robot, duas escovas em borracha que giram em direções opostas. Este é o segredo dos aspiradores Roomba, exímios em apanhar cabelos e fibras que não ficam presos nas cerdas / fibras que encontramos noutras escovas.

Excelente limpeza em chão de cerâmica e madeira

iRobot Roomba i3

O Roomba i3 começa a limpar o centro de cada cómodo / espaço e depois prossegue até aos extremos. Sempre que encontra uma área especialmente suja o robot repetirá a passagem nesse local para garantir a melhor limpeza possível - Dirt Detect.

A qualquer momento também podemos carregar no botão de Spot Cleaning para insistir num determinado local, trabalhando em espiral a partir desse ponto. Regra geral, contudo, à primeira passagem faz uma boa limpeza de detritos e fibras ou cabelos.

Regressa automaticamente à base e retoma a limpeza

iRobot Roomba i3

Assim que a bateria fica com pouca carga o robot aspirador volta à base para recarregar. Na eventualidade de não ter terminado a sessão de limpeza, voltará ao local onde suspendeu a tarefa para voltar à base recarregar as baterias.

iRobot Roomba i3

O utilizador pode iniciar as tarefas a partir da aplicação iRobot Home, disponível para Android e iOS. Alternativamente podemos iniciar o trabalho através das assistentes virtuais Google Assistente e Alexa da Amazon após a configuração inicial na app.

Podemos definir rotinas de limpeza, definir os dias em que o robot trabalhará, consultar o mapa guardado e dividir a área em cómodos para selecionar os espaços a limpar. Temos também o suporte para as automações IFTTT.

Mais inteligente com a atualização Genius 4.0 da iRobot

iRobot Roomba i3

O robot aspirador ganhou novas funções inteligentes em atualização com a distribuição da atualização Genius 4.0. Este modelo mais acessível ganhou algumas das capacidades dos modelos mais caros como o mapeamento inteligente e avançado.

Na prática, passou a ser possível personalizar o mapa através da aplicação, dividindo-o em cómodos como a Sala, WC, Cozinha, ou Corredor, entre outros. Em seguida podemos escolher quais os cómodos que serão efetivamente limpos nas sessões de trabalho.

iRobot Roomba i3

Importa notar que o mapeamento, apesar de (mais) inteligente não é tão preciso ou rápido como o dos modelos mais caros uma vez que o Roomba i3 não tem sistema VSLAM, nem uma câmara frontal. Ao invés, o Roomba i3 (EVO após a atualização), sente os limites e obstáculos com que se vai deparando para formar um mapa, aproximado, mas extremamente útil, do nosso lar.

iRobot Roomba i3

Urge também frisar que o Roomba i3 só regista um mapa na aplicação. Ou seja, não faz um mapeamento multi-piso, pois só armazena um piso de cada vez ao passo que os modelos mais caros já guardam vários mapas em caso de necessidade.

Além disso, este robot não permite definir zonas de exclusão na aplicação. Todavia, podemos comprar as barreiras virtuais (Virtual Wall) desde 39,99 €. Alternativamente podemos simplesmente fechar uma porta e resolver o problema.

O mais simples processo de configuração inicial

iRobot Roomba i3

A iRobot é a fabricante com mais experiência no ramo dos aspiradores robot e isso nota-se na pura simpliciade de configuração inicial do aspirador robot. Basta instalar a base junto do router Wi-Fi (onde exista uma tomada) e seguir os passos na app.

É importante ter boa receção de sinal Wi-Fi durante a configuração inicial. Tiramos o robot da caixa, ligamos a base e colocamos o robot na respetiva base. Após sensivelmente um minuto o robot apitará e acordará para iniciar a configuração.

iRobot Roomba i3

Em seguida temos que descarregar a app - para Android - ou para iOS - e seguir as instruções apresentadas. É um processo simples e rápido que necessita de uma conta de utilizador na iRobot e das palavra-passe da rede Wi-Fi.

Consistência na limpeza e aspiração do Roomba i3

iRobot Roomba i3

O robot simplesmente trabalha e faz o que seria de esperar, limpa a casa. Não temos que nos preocupar com a intensidade da aspiração, nem com a respetiva potência. Aliás, a iRobot tampouco indica a potência de sucção dos seus aspiradores.

iRobot Roomba i3

Ao passo que a maioria das fabricante especifica e publicita a potência de aspiração (em pascals - Pa), a unidade métrica de pressão, a iRobot escusa-se a tal tecnicismo. Todavia, a marca afirma que o Roomba i3+ oferece 10 vezes mais poder de sução que os aspiradores da série Roomba 600.

iRobot Roomba i3

Na prática, o Roomba i3 tem potência mais que suficiente para limpar muito bem um chão de cerâmica / tijoleira ou de madeira e até as carpetes finas. Por outro lado, a recolha de pelos de animais e cabelos podia ser melhor, bem como o desempenho em carpetes de média a alta espessura.

iRobot Roomba i3

Deve ainda ser dito que o Roomba i3, tal como outros Roomba, é ruidoso. Tem um motor potente, é um robot ágil e navega com rapidez, mas faz barulho considerável. Uma vez que não temos a possibilidade de definir o modo / potência de aspiração, isto pode ser um aspeto importante para alguns utilizadores.

Autonomia para cerca de 90 minutos no Roomba i3

iRobot Roomba i3

O robot tem autonomia média de 90 minutos, cerca de uma hora e meia, e volta automaticamente à base para recarregar. Aliás, caso tenha deixado uma tarefa a meio, voltará quando tiver carga ao local onde suspendeu o trabalho, retomando-o.

Este aspirador automático sobe obstáculos de até cerca de 2 centímetros, mas é sempre aconselhável tirar cabos e fios do chão, tal como a marca recomenda.

iRobot Roomba i3

Em suma, a autonomia está na média e a aplicação avisa quando o robot estiver pronto para voltar a trabalhar, cerca de 80 minutos após ter regressado à base para recarregar.

Boa navegação, mas por vezes pode ficar preso

iRobot Roomba i3

O Roomba i3 é bastante inteligente para um robot aspirador mais acessível. Todavia, pode ficar preso por baixo de cadeiras, local onde os robots conseguem entrar facilmente, mas sair desse espaço nem sempre é tarefa fácil (válido para qualquer robot).

iRobot Roomba i3

Por norma costumo colocar as cadeiras em cima da mesa, ao contrário, para facilitar a sessão de limpeza. O mesmo se aplica a cabos, fios e possíveis obstáculos que possam atrasar, ou prender o robot, mesmo que tais episódios sejam esporádicos.

Manutenção periódica do robot aspirador

iRobot Roomba i3

Todos os robots aspiradores precisam de manutenção periódica. A mais comum consiste na limpeza do depósito de resíduos, sobretudo nos modelos que não tenham a base de auto-esvaziamento como foi o caso do modelo utilizado.

iRobot Roomba i3

Importa limpar também os contactos de carregamento, algo que é alertado periodicamente pela própria aplicação de companhia para os smartphones. Além disso, devemos sacudir, o melhor que nos for possível, o filtro de partículas, cerca de uma vez por semana.

iRobot Roomba i3

O robot tende a acumular muito pó fino no seu interior, algo que não infere no seu normal funcionamento, mas também é simples limpar o mesmo com uma escova de cerdas para uma limpeza pontual, mais a fundo.

Por outro lado, se quiserem mesmo reduzir a necessidade de atenção dedicada ao aspirador, a base de auto-esvaziamento é ideal ao acumular até 60 dias de detritos. De qualquer modo, fazer a manutenção no Roomba i3 é simples e os materiais são de fácil reposição.

iRobot Roomba i3

A iRobot também se destaca da concorrência por dispor de material de reposição com preços adequados e disponíveis em praticamente todas as lojas de eletrodomésticos. Em particular, necessitarão de trocar as escovas centrais e filtro de partículas.

Encontrarão este material também na loja online da iRobot em Portugal, com Kits de Substituição a preços competitivos, além de componentes como a roda giratória e até mesmo a bateria de iões de lítio para maximizar a vida útil dos aspiradores.

Conclusão: a qualidade tem um preço

O iRobot Roomba i3 custa cerca de 459 euros em Portugal, não sendo propriamente barato. Todavia, a sua qualidade, durabilidade e pura conveniência fazem com que facilmente o recomende, sobretudo para um utilizador que queira a casa limpa com o menor esforço envolvido.

iRobot i3

Poder de sucção 10 vezes superior

Limpa em linhas paralelas

Limpeza concentrada com a tecnologia Dirt Detect

Integração com assistente de voz

Ideal para casas com animais de estimação

Se possível, com a base de auto-esvaziamento, (i3+), esta é uma solução de limpeza em que podem confiar para manter a casa limpa durante vários anos. Não obstante, este é um produto de qualidade e que fará a diferença em qualquer lar.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.