Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

LinkedIn entra na onda do TikTok: vídeos curtos a caminho!

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, consumimos vídeos cada vez mais curtos. Por isso mesmo, plataformas como o TikTok continuam a crescer a olhos vistos. De forma a adaptar-se aos novos tempos, o Linkedin decidiu seguir as pisadas de Instagram, Facebook e companhia, e também se está a preparar para ter vídeos curtos.

De acordo com o TechCrunch, a rede profissional está a testar o manual do TikTok. O objetivo é criar um feed apelativo, numa lógica semelhante. Recorde-se que o assunto começou a ser falado, quando foi vazado o potencial novo feed do Linkedin, no X.

Ainda não se sabem alguns detalhes, mas é de esperar que haja uma barra de navegação chamada “vídeo”. Aqui, o utilizador terá à sua disposição um feed vertical com vídeos. Tal como no TikTok, poderás dar like, comentar e partilhar.

Como refere a Phone Arena, é importante salientar que o propósito principal do Linkedin mantém-se intacto. Ou seja, ser uma aplicação voltada para a vida profissional. Assim sendo, é expectável que os conteúdos sejam essencialmente profissionais.

O Linkedin considera que os vídeos são uma boa forma de difundir conhecimentos sobre o setor

Linkedin Scroll TikTok
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Na ótica do Linkedin, a utilização de vídeos é cada vez mais uma ferramenta que os utilizadores usam. Em muitos casos, a empresa considera que estes usam vídeos para aprender temas ligados com o seu setor.

Tendo isso em mente, o Linkedin pretende formular a melhor forma possível de fazer os vídeos curtos chegar à plataforma. Ainda assim, sabe-se que o recurso ainda está a ser testado. Por isso, ainda não se encontra disponível para o público.

Nesta possível implementação, prevê-se que os criadores de conteúdo evoluam para patamares superiores. Com os vídeos curtos, será possível ter maior alcance e chegar a um público profissional, que pode ajudar a fazer um negócio crescer.

De qualquer forma, é possível que a novidade possa desagradar alguns utilizadores. Isto porque o Linkedin é conhecido por ser estritamente profissional e não sujeito a distrações.

Podes ver, em baixo, uma previsão de como funcionará este novo recurso do Linkedin.

🚨NEW 🚨 LinkedIn is testing a new short-form video experience, including a dedicated video ta, similiar to TikTok, Reels, Shorts, etc.H/T to @AustinNull for the discovery/screen recordingDetails here:https://t.co/HgGSUaJYvq pic.twitter.com/nDQ8otY0iW

— Lindsey Gamble (@LindseyGamble_) 27 de março de 2024
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.