O Duolingo divulgou o seu Relatório de Idiomas de 2023 e o documento revelou quais foram as 10 línguas mais estudadas pelo mundo na aplicação educacional. O relatório reuniu dados dos milhões de estudantes do Duolingo que dedicam-se nos mais 100 cursos da plataforma, que hoje disponibiliza ensino de 40 idiomas, matemática e música. Mais quais são os 10 idiomas mais estudados pelo mundo? E quais são os mais estudados em Portugal?
Eventos mundiais continuam a influenciar os padrões de aprendizagem
Conforme exposto nos relatórios dos anos anteriores, o Duolingo percebeu que as divisões geracionais em interesses linguísticos e os eventos mundiais continuam a influenciar os padrões de aprendizagem. São vários os fatores externos que motivam a busca pelas 10 línguas mais estudadas, que no último ano foram:
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Alemão
- Japonês
- Coreano
- Italino
- Hindi
- Chinês
- Português
O inglês continua a liderar na busca na aplicação de estudo de línguas. O idioma foi o número 1 para estudar em 122 países — 3 a mais do que no ano passado. De acordo com dados do relatório do Duolingo, a busca de aprendizagem do inglês é motivada como complemento educacional e sucesso profissional.
O crescimento económico da Coreia do Sul, bem como da já gigante popularidade da sua produção televisiva e musical, parece seguir a aumentar o interesse pelo idioma. Este ano, o coreano ultrapassou o italiano no ranking global de idiomas e chegou à 6ª posição. O idioma já é um dos 10 principais estudados em alguns dos maiores países do mundo, como a Índia, onde cresceu 75% ano a ano.
Embora não esteja no top 10, o ucraniano ainda mantém a busca pelo seu aprendizado estável, desde que cresceu após o início da guerra. Globalmente, 37% dos novos alunos estão a estudar ucraniano para conectar-se com refugiados que passaram a morar nos seus países.
O português volta ao top 10 do idiomas mais estudados
Embora tenha figurado como o 8º idioma mais procurado no relatório do Duolingo em 2020, o português esteve de fora do top 10 do ranking da plataforma pelos últimos 2 anos. Agora, o idioma retornou ao grupo de 10 línguas mais buscadas no Duolingo, após ultrapassar o russo no início deste ano.
De acordo com o Duolingo, isso reflete 2 grandes mudanças culturais. A primeira é a diminuição do interesse pelo russo em vista da guerra na Ucrânia, enquanto o segundo é o aumento do interesse pelo Brasil e por Portugal, especialmente para viajantes.
Conforme mostram os dados analisados pela plataforma, conectar-se com pessoas (23%) e preparar-se para viajar (18%) são as principais razões pelas quais os utilizadores ao redor do mundo escolhem estudar português. Os números mostraram ainda que 72% dos novos alunos de português têm menos de 30 anos.
E o que os portugueses andam a estudar?
Enquanto isso, entre os portugueses, os idiomas mais estudados no Duolingo são o inglês e o francês. A busca parece ser motivada pelo interesse dos portugueses num crescimento profissional, tanto com o aumento dos trabalhos remotos de outros países quanto com a tendência de imigração para outros países da Europa para trabalhar ou estudar.