Lightyear One, o novo carro movido a energia solar. Conhece o conceito em vídeo

Bruno Coelho
Comentar

A Lightyear revelou o seu protótipo de um veículo capaz de se carregar através da luz solar. O modelo chama-se Lightyear One, foi apresentado com uma autonomia de 725km, e uma bateria de pequenas dimensões que poderá também ser carregada pelos meios elétricos convencionais.

O Lightyear One não chegará ao mercado antes de 2021, mas a marca já está a aceitar pré-reservas para os primeiros 500 modelos pelo valor de 119 mil euros. O preço final é tudo menos atrativo, e cifra-se nos 149 mil dólares.

Como recebe o Lightyear One a luz solar

Tanto o teto como o capô do carro estão cobertos de painéis solares num total de 5 metros quadrados. Estes são protegidos por uma estrutura de segurança em vidro que a empresa afirma aguentar "um adulto a andar sem causar danos”.

lightyear one

Painéis solares garantem 12km de alcance por hora de carregamento

A empresa afirma também que o carro pode ser carregado de forma convencional para 400km de autonomia, com uma tomada de 230V, numa noite. Os painéis solares asseguram um carregamento de até 12km por hora.

Lightyear One demora 10 segundos dos 0 aos 100km/h

Nos meios convencionais de carregamento, o Lightyear One suporta até 60kW de carregamento. Isto confere-lhe um alcance de até 507 km por hora de carga. Os quatro motores do veículo fazem com este consiga chegar dos 0 aos 100km/h em 10 segundos.

Este é um veículo desenhado para ser bastante leve, o que o torna, segundo a empresa, mais eficiente. Torna-se o primeiro modelo da empresa criada em 2016 a chegar à fase de produção. A ideia principal é que se possam realizar grandes viagens sem uma estrutura de carregamento.

Além de estarmos a falar de um automóvel com um preço pouco atrativo, a marca terá de provar que o conceito vale o investimento. Os 12km prometidos para carregamento solar por hora serão pouco significantes em longas viagens, e a sua efetividade estará sempre dependente das condições meteorológicas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.