LG apresenta a primeira TV 8K com HDR

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A CES tem-se tornado mais um nicho para apresentação de tecnologias mais alternativas ou para o futuro. A LG apresentou a primeira TV 8K do mundo.

O modelo 98UH9800 tem 98 polegadas (248 cm) e além de ser a primeira TV 8K, também é a primeira a suportar HDR (High Dynamic Range). A resolução em específico é de 7680 x 4320 que é oito vezes a resolução Full HD. Mas não é só a resolução que este gigante tem para mostrar.

A utilização da tecnologia da LG chamada ColorPrime Plus permite cores mais vivas e brilhantes com percentagem de 125% no standard Rec 709 para televisões de alta definição. Os actuais ecrãs OLED da própria LG estão classificados em cerca de 88%. Falando em OLED, a LG deu preferência aos painéis IPS, utilizando retroiluminação através de LEDs para atingir um equilíbrio de pretos e melhor contraste.

Além de ser a primeira TV 8K, é uma Smart TV e vai estrear o novo webOS 3.0 para navegação. Junta-se a isso a nova ligação Super MHL, para permitir streaming e transferência de conteúdo para a TV.

Em conclusão, vou estatar o óbvio. É uma TV 8K. Se existe ainda pouco conteúdo 4K quanto mais 8K. No entanto estas apresentações tratam-se de mostrar a capacidade actual da tecnologia e são uma espécie de benchmark para o futuro.

Sabe mais sobre a CES16:

  • Olá Sexy: Huawei apresenta o Huawei MediaPad M2, tablet de 10″polegadas FHD
  • NuAns Neo: O smartphone Windows 10 mais bonito e personalizável
  • Samsung Gear S2 Classic visto na CES em duas cores
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.