iPhone poderá ler as mensagens com a tua voz no iOS 17

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A função justamente apelidada "Personal Voice" ou voz pessoal coloca a inteligência artificial (IA) ao serviço da personalização nos smartphones Apple iPhone com o iOS 17. Fá-lo-á ao aprender a tua voz, timbre e cadência geral, para ler as mensagens recebidas e texto inserido com a voz "natural" do utilizador.

O iOS 17 chegará aos modelos de iPhone eleitos para a atualização a partir de setembro próximo como nova versão do sistema operativo para estes telemóveis. A atualização traz grandes novidades para as aplicações de comunicação e tornará o AirDrop ainda mais ágil e simples de usar.

iOS 17 melhor a comunicação com novidades para várias apps

Apple iOS 17

Adicionalmente, no iOS 17, temos novas funções ideais para quem escreve bastante no iPhones, nomeadamente com a Jornal App e a função Standby. Mais ainda, somando-se já a este leque de funções ótimas para o iPhone, temos novidades incríveis a chegar com o iOS 17, já disponíveis na mais recente versão beta como a voz pessoal, ou Personal Voice.

Em causa está uma função de acessibilidade, ideal para utilizadores com dificuldades ou deficiências auditivas que encontrarão no iOS 17 este novo recurso bem útil. Sucintamente, poderão usar uma versão sintetizada da sua voz graças à IA.

Voz Pessoal é o novo recurso (poderoso) de acessibilidade no iOS 17

Apple iOS 17 Personal Voice

A funcionalidade permite ao utilizador ouvir aquilo que escreveu sendo reproduzido com a sua voz. Trata-se de uma sintetização artificial da sua voz e permitirá ao próprio ouvir o que escreveu, ou para que os amigos e / ou família possam ouvir uma determinada mensagem na voz de quem a enviou.

Por exemplo, poderemos ouvir uma mensagem enviada pelo Pai, Mãe, ou irmão, a ser reproduzida na voz do próprio. Segundo a Apple, esta função de acessibilidade foi criada a pensar nos utilizadores com algum impedimento vocal ou verbal.

Em particular, a função pode ajudar os utilizadores que tenham tido um diagnóstico recente de esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig), bem como outras doenças que causem uma degeneração progressiva da capacidade vocal (falar).

Os programadores podem, a partir de agora, começar a testar a nova função "Voz Pessoal". Além disso, os utilizadores já a podem encontrar no iOS 17 Beta em Acessibilidade - Vozes Pessoais.

Como criar a Voz Pessoal no iOS 17

Apple iOS 17 Personal Voice

O processo é demorado, podendo envolver até 1 hora de duração. Além disso, implica várias gravações a ser feitas num local calmo, com o menor ruído exterior possível, ou eco.

A Apple guia os utilizadores durante o processo de gravação, instando-os a falar numa voz natural e volume consistente para, de forma mais eficaz, conseguir mapear o seu timbre e registar o discurso normal.

Posto isto, no ecrã serão apresentadas diferentes frases que devem ler, calma e naturalmente, para que o dispositivo grave a voz. Posteriormente, feito o processamento e construção do perfil de voz, a funcionalidade ficará disponível em vários locais desde o FaceTime até ao iMessage.

Is anyone else trying to create their iOS 17 Personal Voice? Mine has been "grinding away" (GIK) since last night and has only made it to 92% and my phone feels like it is going to melt.

— Steven Sinofsky (@stevesi) 6 de junho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.