iPhone: estas são as apps que recolhem mais dados sobre ti no iOS

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A privacidade ganhou maior foco com a atualização do iOS 14.5 no iPhone. Isto porque, passou a ser possível ao utilizador deixar de partilhar dados com certas aplicações, e assim não recebe anúncios direcionados para si. E o mais recente estudo da Invisibly, partilhado pelo PhoneArena, revela que os utilizadores aprovam a medida.

Segundo os dados da Invisibly, 76% dos utilizadores não aprecia receber anúncios direcionados para si, e quer que o cenário termine. Além disso, 68% refere que a privacidade é algo importante para si.

Facebook Messenger é a app de mensagens que mais dados recolhe

A Surfshark, conhecida por ser uma fornecedora de VPN, revela que nos serviços de mensagens é o Facebook Messenger quem recolhe mais dados dos utilizador. Em sentido contrário está a app Cisco Webex Meetings.

Clubhouse é a rede social que menos dados recolhe do utilizador

No que diz respeito a redes sociais, é revelado que o Facebook é quem mais dados recolhe dos utilizadores. Já o Clubhouse figura-se como a rede social que menos dados recolhe. No campo da navegação, é o Waze que lidera na recolha de dados. Em último aparece app InRoute.

Redes sociais e entregas de comida são as apps mais prevaricadoras

No que diz respeito às categorias, há duas que dominam na maior recolha de dados: redes sociais e entrega de comida. Logo de seguida vêm as apps de compras, encontros e pagamentos a fechar o “TOP 5”.

A fechar os 10 primeiros encontramos as apps de marcação de voos, monitorização da menstruação, mensagens e videochamadas, streaming e finanças pessoais. Já fora desse TOP 10 estão os monitorizadores de gravidez, apps de tempo, de email, apps de crianças, edição de imagem e, apenas no fim, navegadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung dá-te Sport TV grátis e auriculares Bluetooth na compra deste tablet
  • Windows 11 está a chegar. A maior atualização da última década?
  • Apple Watch Series 6: sabe quanto custa produzir este relógio
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.