Está na hora de fazer a review àquele que é o gigante da Apple. O iPhone 7 Plus não vem marcar a perfeição do mercado, contudo, a empresa de Cupertino pretende que este seja um modelo mais cobiçado dos dois.
Depois da review ao iPhone 7 onde apontei determinadas "falhas" naquele que é um modelo exemplo para o mundo mobile, este iPhone 7 Plus não fugiu ao mesmo castigo. Esta review deve ser vista em conjunto com a review do iPhone 7, sendo assim deixarei a nossa análise ao modelo de 4.7" polegadas da Apple no vídeo abaixo.
Depois do desaire do rival direto Samsung Galaxy Note 7, este iPhone 7 Plus tem mais do que nunca a possibilidade de liderar o mercado dos phablets e embora seja um smartphone de qualidade há coisas que precisam de ser limadas.
Design e qualidade de construção
Perdoem-me Apple fãs mas eu não consigo gostar deste design. Lembro ainda que o design é algo completamente subjectivo, mas quando me dão um terminal com um ecrã de 5.5" polegadas com bezells enormes sem funcionalidade, ou mesmo uma corcunda gigante na parte traseira, a minha sobrancelha levanta na altura de gastar dinheiro.
O iPhone 7 Plus não foge muito ao seu antecessor e não fosse o setup de duas câmaras e as linhas das antenas arrastadas para a extremidade, muitas pessoas teriam dificuldade em ver a diferença face ao iPhone 6S Plus. O telefone é impossível de trabalhar apenas com uma mão e se te aventurares a tal, verás que passado uns 20 minutos dói-te o pulso de tão pesado que o smartphone se torna.
No que toca à qualidade de construção não posso apontar o dedo. O dispositivo tem uma construção de classe e desde o seu aluminium ao pormenor da qualidade dos botões de volume, sabemos que este é um flagship.
Performance e User Interface
Este iPhone 7 Plus é neste momento o melhor smartphone na lista de benchmark do AnTuTu, isto significa que os seus 175 mil pontos valem-lhe neste momento uma consideração maior no que toca à performance. Terás uma utilização fluída e rápida como esperado. Este é provavelmente o telefone mais rápido que já alguma vez utilizei, principalmente quando o multi-tasking entra em acção.
Contudo, o seu User Interface está longe da perfeição face à concorrência. Não vou reclamar que o iOS é limitado, que é, ou que não é personalizável, que não é. Este UI está longe de ser o mais adaptável a um ecrã de 5.5" polegadas com margens desconfortáveis. O User Interface e Sistema Operativo obrigam a uma utilização com duas mãos e o iOS está longe de igualar as funcionalidade que, por exemplo, o TouchWiz oferece na gama Note. Embora tenhas um ecrã maior, não consegues tirar mais proveito deste, o que me irrita bastante. Atenção que na sua utilização e fluidez o smartphone é irrepreensível, mas lá está... Limitado, sem nada de extraordinário para tão desconfortável que é.
- Ecrã de 5.5″ polegadas IPS
- Resolução FHD 1080p
- Processador Apple A10 Fusion
- 3GB de memória RAM
- 32/128/256GB de armazenamento interno
- Bateria de 2900 mAh
- iOS10
- Câmara principal Dual 12 MP (28mm, f/1.8, OIS & 56mm, f/2.8)
- Câmara frontal de 7MP f/2.2
Ecrã
Embora a Apple não tenha apostado num ecrã AMOLED ou OLED, este ecrã IPS do iPhone 7 Plus é excelente. Funcionalidades como o 3D Touch ficam perdidas no meio do Sistema Operativo e se te preocupas com qualidade de imagem, não terás qualquer problema. O telefone mostra uma qualidade singular e dá gosto consumir multimédia nesta tela. O haptic-feedback é perfeito como seria de esperar.
Câmaras: Fotografia e Vídeo
Este é um tema importante. A Apple dá-nos aqui uma dual-câmara de 12MP com possibilidades diferentes das que temos no mercado até ao momento. A Huawei apostou na distância focal, a LG na grande angular e a Xiaomi também foi pelo mesmo caminho da Huawei.
A Apple jogou de uma forma diferente. A próxima atualização que chegará em dezembro dará aos utilizadores a possibilidade de modificar a distância focal da fotografia (igual ao da Huawei) e tenho de admitir que gosto da ideia, as fotografias ficam mais elegantes e o tal de "modo retrato" mudará a forma como utilizadores "Plus" vêem o mundo, porém, a empresa Americana não ficou por aqui.
Vê as fotografias com qualidade máxima aqui
A segunda câmara de 12MP é de 56mm e fará com que as tuas fotografias com ampliação (2X) tenham exactamente a mesma qualidade da câmara principal. É algo que posso admitir que me deixou satisfeito, isso e a fotografia noturna, que nos dá mais contraste e menos ruído. Espero honestamente que este tipo de dual-câmara venha para ficar e esperemos que no próximo ano ambos os terminais contem com esta característica.
As cores das fotografias são vivas e mesmo contra a luz a câmara consegue focar o importante dando um glamour de qualidade à fotografia final.
A câmara principal de 7MP é também de qualidade e terás prazer de tirar umas selfies esporádicas.
Autonomia
A autonomia do iPhone 7 Plus é mais do que decente, é de qualidade. O smartphone é grande e pesado, mas quando chegas ao fim do dias com 30 a 20% de bateria, sabes que este peso extra afinal até compensa. Com uma utilização moderada conseguirás fazer com que te dure para um dia e meio de utilização, mas mais importante do que isso, não te terás de preocupar se te esqueceres do powerbank em casa, algo que utilizadores do iPhone 7 não se podem gabar.
Extras
Era esperado que este smartphone nos desse qualidade de topo no que toca a chamadas e mais uma vez tal aconteceu. O facto de nos oferecer som stereo dá-nos também uma qualidade de chamada em alta-voz perfeita e uma experiência de multimédia finalmente decente num smartphone, algo que já não via desde o HTC One M8.
O equipamento tem também resistência a água e poeiras com certificação IP67 e escusado dizer o quão importante isso é nos dias de hoje. De referir que o botão não é mais um botão e que se ao início se estranha, depois se entranha.
Para terminar, se és um amante de música ficarás um pouco desiludido com este iPhone 7 Plus. O terminal, tal como o seu irmão mais pequeno, não conta com esta entrada 3.5" para headphones e o adaptador fez o favor de me avariar logo na primeira semana, por isso, não te fies muito nele. A qualidade dos EarPods é idêntica aos antecessores, serve perfeitamente para situações banais, mas se queres uma experiência de áudio séria, este iPhone 7 Plus, ou mesmo o iPhone 7, não deverão ser para ti.
Conclusão
Embora não seja perfeito este iPhone 7 Plus anda lá perto. É um equipamento com um valor pouco convidativo mas acredito que quem gastar dinheiro nele ficará satisfeito com o produto. Tem uma excelente câmara, uma qualidade de imagem impecável e uma qualidade de construção premium.
Espero honestamente que a Apple melhore o seu User Interface para o modelo com 5.5" polegadas já para o ano e que este modelo iPhone 7 Plus venha a receber novas funcionalidades no OS, caso tal aconteça, valerá ainda mais a sua aquisição.
Vê outras reviews: