A Apple pode estar a preparar uma grande atualização na parte ótica do seu smartphone icónico que vai superar os modelos do universo Android.
A ideia é incluir na configuração de câmara traseira do iPhone um sensor ultra telefoto. Mas os seguidores vão ter de esperar mais um ano, já que a novidade só chega com o iPhone 16 Pro Max em 2024.
iPhone com sensor ultra telefoto, mas só em 2024 e num único modelo
Até agora, os smartphones Android têm vindo a superar as gerações de iPhone num atributo muito específico, o sensor telefoto periscópio. Mas parece que a Apple está já preparada para entrar nesta corrida e vamos ter novidades.
A começar, este ano, a Apple vai integrar um sensor telefoto periscópio no novo iPhone 15 Pro Max. A informação foi avançada por vários rumores e existe uma enorme probabilidade de tal acontecer. Mas em 2024 é que a empresa de Cupertino poderá dar um salto significativo.
De acordo com o leaker Digital Chat Station, o iPhone 16 Pro Max vai chegar equipado com um sensor ultra telefoto. O que destaca este sensor é a sua alta distância focal de 300 mm. Para efeitos de comparação, recorde-se que o sensor telefoto do Galaxy S23 Ultra tem uma distância focal de 230 mm.
No que diz respeito a zoom ótico, com este sensor é possível que o iPhone 16 Pro Max fornece o mesmo zoom ótico de 10x que o Galaxy S23 Ultra tem, mas devido às especificações do sensor ultra telefoto, é esperado que a qualidade seja melhor.
Por outro lado, muitos smartphones premium do universo Android contam com sensor telefoto sim, mas com zoom ótico de 5x. Nesse ponto, a Apple irá destacar-se e equiparar as especificações oferecidas pela rival Samsung, ainda que supere os restantes.
Para já, os fãs da marca vão iniciar a escalada das especificações com o novo sensor telefoto do iPhone 15 Pro Max que vai fornecer zoom ótico de 6x, mas em 2024 chega o zoom ótico de 10x.
Ainda segundo o conhecido leaker este sensor poderá ter um tamanho de 1/1,14 polegadas. Mas parece que a Apple ainda está a avaliar a viabilidade de integração deste componente na sua cadeia de fornecedores.
Outro desafio que a empresa de Cupertino vai enfrentar é o peso deste novo sensor que integra um sistema de objetivas de sete peças. Mas tendo em conta a distância a que estamos do lançamento, ainda há tempo para resolver todas as questões.
Editores 4gnews recomendam: