iPhone 16 Pro e 16 Ultra vão melhorar este atributo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda faltam nove meses para o lançamento do iPhone 15, mas os rumores estendem-se já à geração 16 da Apple que só chegará em setembro de 2024.

E parece que a Apple reserva uma surpresa para os utilizadores. Vai dotar os modelos Pro da série 16 com componentes cruciais para melhorar a função de multitarefa.

iPhone 16 Pro e 16 Ultra com multitarefa melhorada graças a novos componentes

iPhone 14
Os modelos base do iPhone 15 vão receber a funcionalidade Dynamic Island Crédito@Apple

Ainda que o novo iPhone 15 só tenha chegada prevista para setembro deste ano, os rumores multiplicam-se de tal forma que já há novidades para a série iPhone 16 que só chega no final do verão de 2024.

De acordo com o site MacRumors e com o leaker ShrimpApplePro, os modelos mais avançados do iPhone 16 vão chegar equipados com o processador A18 Bionic, produzido pela TSMC e baseado no processo otimizado de 3 nm da fabricante.

A diferença entre este processador e o A17 Bionic – que será o “coração” do iPhone 15 Pro e 15 Ultra – é que este último vai usar o processo N3B da TSMC que é ligeiramente inferior.

Mais: juntamente com o chip A18 Bionic, os iPhone 16 Pro e 16 Ultra vão integrar memória RAM LPDDR5X, mais rápida e também mais eficiente a nível energético. Recorde-se que atualmente os modelos mais avançados do iPhone 14 estão equipados com RAM LPDDR5.

Parece que a melhoria no iPhone 15 Pro e 15 Ultra neste parâmetro em específico será aumentar a capacidade de memória RAM de 6 para 8 GB.

Mas voltando à série iPhone 16. Com o novo processador A18 Bionic aliado a memória RAM LPDDR5X, os modelos mais avançados vão melhorar substancialmente a funcionalidade de multitarefa.

Com estes componentes, os modelos avançados da Apple não só vão fornecer um desempenho poderoso, como também vão ser mais eficientes a nível energético. Aliás, a TSMC na produção do chip A15 Bionic já está a concentrar os seus esforços para fornecer uma melhor autonomia de bateria, deixando o desempenho para segundo lugar.

Novidades esperadas no iPhone 15

Claro que todos os rumores sobre o iPhone 16 devem ser vistos com cautela, uma vez que o lançamento da série só irá acontecer em setembro de 2024. Por essa razão, recordemos aqui algumas das informações já divulgadas sobre o iPhone 15 que vai “aterrar” no mercado este ano.

De acordo com os rumores, a funcionalidade Dynamic Island vai chegar aos modelos base do iPhone 15. Recorde-se que esta foi uma das novidades mais bem-sucedidas dos modelos Pro da série iPhone 14.

Alguns rumores avançam também que estes modelos podem chegar equipados com um sensor primário de 48 megapixéis.

Pelo que é dado a entender por todas estas informações, basicamente os modelos base do iPhone 15 vão herdar as (boas) novidades apresentadas na série 14. Mas no decorrer deste ano vão surgir mais informações que podem ser mais esclarecedoras quanto aos atributos de cada um dos modelos da série iPhone 15.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt