Samsung lança primeiro monitor para PC, rival do Studio Display da Apple

Rui Bacelar
Comentar

O monitor Apple Studio Display tem agora um concorrente direto no novo monitor para profissionais da Samsung. Este é o primeiro monitor da marca a dar o salto para a resolução 5K e que, além disso, entrega caraterísticas presentes no monitor de Cupertino.

O novo produto da gigante sul-coreana, apelidado de Samsung ViewFinity S9 chega como uma nova aposta da marca. É claramente apontado para uso profissional, para quem procura um monitor de referência, de alta resolução e focado sobretudo no trabalho.

Eis o novo monitor profissional Samsung ViewFinity S9

Samsung ViewFinity S9

Este produto integra várias melhorias face ao anterior modelo, ViewFinity S8, tais como uma maior dimensão do ecrã, mais precisão de cor e apresentação melhorada das várias tonalidades. A qualidade de construção está ainda melhor, bem como as suas funções.

A Samsung adota assim, pela primeira vez, num dos seus monitores, a maior resolução até à data com 5K, mais concretamente, 5 120 pixeis por 2 880 pixeis em comprimento e largura. Fá-lo num ecrã do tipo IPS LCD de 27 polegadas.

Mais ainda, este novo produto Samsung tem um tratamento e revestimento anti-reflexo para o ecrã, com acabamento matte. Há também a garantia de cobertura de 99% do espaco de cor DCI-P3, bem como a compatibilidade com o padrão HDR600.

Samsung ViewFinity S9 é a nova aposta para uso profissional a estrear na CES 2023

Samsung ViewFinity S9

Ainda com o intuito de facilitar a calibração de cor no seu Samsung ViewFinity S9, a empresa dotou o monitor de compatibilidade e ligação ao smartphone. É, com efeito, através da aplicação Samsung Smart Calibration que o acerto de cor preciso é efetuado.

Mais ainda, através da aplicação é possível mudar vários aspetos da apresentação da imagem como a temperatura de cor e o equilíbrio dos brancos. Isto bem como o valor de gamma, entre outros parâmetros com influência direta na apresentação da cor RGB.

Sistema operativo Tizen TV OS da Samsung

Cumpre ainda mencionar que o seu software é o Tizen TV OS, de modo que este rival do Studio Display da Apple consegue essencialmente transformar-se numa Smart TV de 27 polegadas. Portanto, para entretenimento, ou quando a ocasião o exija, este monitor de trabalho pode transformar-se numa pequena televisão inteligente.

Samsung
Monitor da Samsung lado a lado com o rival da Apple, o Studio Display.

Aliás, temos até uma webcam no topo do Samsung ViewFinity S9 para usar em videochamadas, por exemplo, em serviços com o Zoom, Google Meet, entre outros.

Por fim, tal como vários outros produtos apresentados no certamente CES Las Vegas 2023, a Samsung não confirmou ainda o preço e eventual disponibilidade do novo monitor Samsung ViewFinity S9.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt