Uma das grandes novidades trazidas pelo iPhone 14 foi a funcionalidade Dynamic Island que teve bastante sucesso entre os utilizadores iOS.
Mas parece que a Apple tem outros planos e vai abandonar este útil recurso na série iPhone 16. E o novo conceito pode ter o mesmo ou até mais sucesso entre os utilizadores.
iPhone 16 pode trocar Dynamic Island por câmaras embutidas no ecrã
Quando chegou a nova série iPhone 14, os modelos mais avançados vinham com a prática funcionalidade Dynamic Island que aproveitava o “espaço morto” junto da câmara para apresentar notificações. Rapidamente, este recurso tornou-se um sucesso entre os utilizadores iOS.
Tanto sucesso está a ter que na série iPhone 15 todos os modelos devem já estar equipados com o recurso Dynamic Island. Mas parece que a Apple vai alterar tudo, novamente, na série iPhone 16 que deverá ser lançada em 2024.
De acordo com os rumores mais recentes, a Apple prepara-se para embutir as câmaras frontais e o Face ID no ecrã dos modelos mais avançados do iPhone 16. Tal significa que estes smartphones vão abandonar a funcionalidade tão bem-sucedida.
Mas nem tudo são más notícias. Os modelos menos avançados do iPhone 16 (ou seja, o iPhone 16 e 16 Plus) devem manter a funcionalidade. Por outras palavras, a funcionalidade não será imediatamente descartada de toda a série.
A ideia de embutir as câmaras sob o ecrã do smartphone não é nova. Aliás, a Samsung, concorrente da Apple, já o faz, sendo o melhor exemplo o dobrável Galaxy Z Fold4. Mas atualmente, a tecnologia disponível apenas permite embutir câmaras com resoluções mais baixas.
Uma vez que a Apple é conhecida por esperar para melhorar a tecnologia existente antes de a introduzir nos seus equipamentos, só a série iPhone 16 é que pode dar este “salto”. Até lá, tanto a Samsung como a Apple podem trabalhar neste campo e encontrar uma solução que permita colocar sensores com resoluções superiores sob o ecrã dos seus smartphones.
Editores 4gnews recomendam: