Os utilizadores começam a receber os novos modelos do iPhone 16 nas suas próprias mãos e começam também a surgir os relatos menos animadores sobre o smartphone icónicos.
Neste artigo fazemos-te um resumo dos cinco maiores problemas encontrado no iPhone 16, até ao presente momento.
1. Ecrã: taxa de atualização
O primeiro relato de problemas chega através do conhecido leaker Ice Universe que afirma que o iOS 18 não é tão suave como o Android, apesar da taxa de atualização de 120 Hz nos modelos Pro – iPhone 16 e 16 Plus continuam limitados aos 60 Hz.
Parece que a taxa de atualização do iPhone 16 Pro e 16 Pro Max não vai acima dos 80 Hz, de forma natural. Alguns especialistas de mercado estão a avançar que tal acontece para poupar a autonomia de bateria.
Este problema pode não afetar todos os terminais, até porque não deixa de ser surpreendente que a Apple limite uma taxa de atualização variável de até 120 Hz.
2. Ecrã: congelado!
Outro dos problemas relatados, sobretudo na plataforma Reddit, é que ao tocar no ecrã, numa zona próxima ao novo botão controlo de câmara o painel pode congelar.
O site Tomsguide testou esta situação e confirmou que efetivamente é real. O mesmo site dá conta de que alguns modelos mais antigos do iPhone – sem o novo botão – estão a registar o mesmo problema, o que significa que esta situação pode ser provocada pelo iOS 18.
Até que a Apple resolva o problema com uma atualização de software, é aconselhado que os utilizadores evitem apoiar a palma da mão ou os dedos, durante muito tempo, nesta zona do iPhone 16.
3. Câmara: app câmara
Alguns relatos dão conta de que, por vezes, a app câmara trava. Tal acontece, sobretudo, na gravação de vídeos, mas há também quem se queixe de que quando abre a câmara, tem acesso aos controlos, mas o ecrã está negro.
É sugerido que o utilizador reinicie o telefone, em qualquer destas duas situações.
4. Câmara: controlos demasiado sensíveis
Esta queixa é, até, algo inesperada, mas alguns utilizadores relatam que os controlos deslizantes do botão de câmara são demasiado sensíveis.
Os relatos indicam que qualquer movimento pode acionar estes controlos acidentalmente e forçar um zoom na imagem captada que não era desejado. No entanto, em alguns testes já feitos ao novo iPhone, não é relatado este problema.
5. Resistência
Como não podia deixar de ser, vários youtubers estão a submeter o novo iPhone 16 a testes de resistência e os resultados são inconsistentes.
Se em alguns casos, o modelo mostra ser mais resistente a quedas e verdadeiras provações que o seu antecessor, em outros o novo iPhone 16 prova ser mais sensível.
De qualquer das formas, não é provável que um utilizador convencional deixe cair o seu novo iPhone 16 de uma altura medida em metros ou queira saber o que um martelo pode fazer ao ecrã. Mas acidentes acontecem a toda a hora…