iPhone 16 é lançado hoje mas este rival pode "roubar" os holofotes

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Para os fãs da Apple, esta segunda-feira, dia 9 de setembro, é um dia bastante importante. Afinal de contas, será lançado o iPhone 16, no entanto, há outro telemóvel que também tem estado debaixo dos “holofotes”, nas últimas horas.

Trata-se do Huawei Mate XT, que promete ser verdadeiramente revolucionário no setor dos smartphones. Isto porque será o primeiro telemóvel dobrável triplo que veremos no mercado. Por isso mesmo, não espanta o entusiasmo dos fãs.

De acordo com a CNBC, a Huawei já recebeu cerca de 2,7 milhões de encomendas, em relação ao Mate XT. Os números tornam-se ainda mais espantosos, quando temos em conta que a Huawei apenas começou a pré-venda durante a tarde de sábado.

Quando será feito o lançamento?

Huawei Mate Xt
Imagem ao vivo do smartphone tri-dobrável da Huawei Crédito@Gizmochina

Segundo a mesma fonte, é previsível que o lançamento oficial vá ser feito já nesta terça-feira, dia 10 de setembro. No entanto, é de prever que as vendas só comecem, oficialmente, a partir do dia 20 de setembro.

Ao ser tão em cima do lançamento do iPhone 16, não deixa de ser curioso analisar os dados, pelo menos na China. Com base num relatório efetuado pela Canalys, foi possível constatar que a Apple disse “adeus” ao top 5 de marcas que mais vende na China.

Pela primeira vez na história, o país em questão conta com um top 5 que é 100% composto por fabricantes nacionais. Os dados em questão são relativos ao segundo trimestre de 2024, onde a Huawei conseguiu o 4º lugar, ao vender cerca de 10,6 milhões de smartphones.

O que esperar do Huawei Mate XT?

Um dos aspetos que mais salta à vista neste telemóvel é o ecrã. Este deverá ter cerca de 10,1 polegadas, o que é bem mais do que costumamos ver num smartphone comum. A somar a isso, diz-nos a GSM Arena que o telemóvel deverá ter modelos de RAM de 16 GB, com 512 GB ou 1 TB de capacidade de armazenamento.

Por outras palavras, é expectável que venha aí memória “infinita”. Quanto ao ecrã, a Huawei Central indica que deveremos ter uma configuração tripla traseira, numa lógica de 50 MP + 13 MP + 12 MP.

Já o processador, por sua vez, deverá ser da “família” Kirin. Nas redes sociais, tem circulado um vídeo, que podes ver acima, acerca deste Huawei Mate XT. Este mantém algum suspense em relação ao smartphone, mas a boa notícia é que não teremos de esperar muito para o vermos de forma oficial.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.