iPhone 15 Ultra poderá usar inovadora câmara desenvolvida pela LG

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A LG Innotek revelou os primeiros detalhes da sua mais recente invenção para o mundo das câmaras fotográficas para smartphones. Em causa, um novo módulo com uma lente periscópica dotada de componentes móveis que melhoram a qualidade das imagens capturadas.

Sendo a Apple uma das principais clientes da empresa sul-coreana, é provável que o iPhone 15 Ultra possa adotar este novo sistema fotográfico. Uma solução com diferenças importantes face às soluções utilizadas atualmente pelas suas rivais.

iPhone 15 Ultra pode receber nova lente periscópica desenvolvida pela LG.

São vários os rumores que afirmam que o iPhone 15 Ultra será o primeiro smartphone da Apple com uma lente periscópica. Agora, com o anúncio desta invenção da LG Innotek, parece ter sido encontrado o principal candidato a ocupar esse lugar.

iPhone 15 Ultra

O novo sistema periscópico da LG permitirá uma transição suave da imagem entre as distâncias de 4x a 9x de zoom ótico. A principal benesse desta tecnologia será uma aproximação ao objeto pretendido sem perdas de qualidade de imagem.

Tal foi possível graças à utilização de minúsculo atuador de zoom semelhante ao usado nas lentes de zoom em câmaras DSLR. Este componente é preciso até ao micrômetro, permitindo o referido intervalo de zoom sem sacrifício da qualidade das imagens registadas.

Esta tecnologia é bastante distinta daquela que vemos atualmente nos equipamentos desenvolvidos pela Samsung. Esta oferece distâncias de zoom fixas, preenchendo os intervalos com zoom digital.

Ou seja, trata-se de uma solução que combina o zoom ótico com o zoom digital. Em contrapartida, a solução agora apresentada pela LG Innotek beneficiará apenas de zoom ótico até aos máximos divulgados.

Importa ainda referir que a nova solução da LG permitirá que o módulo para a câmara do iPhone 15 Ultra seja mais compacto e flexível. Ou seja, poderemos assistir a uma redução física da protuberância na traseira do próximo dispositivo móvel da Apple.

Dispositivos Android também poderão beneficiar desta tecnologia

Embora o iPhone 15 Ultra possa ser o principal impulsionador desta solução, também o mercado Android poderá beneficiar dela. Afinal de contas, este módulo é perfeitamente compatível com a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm.

Marcas como a OnePlus, Xiaomi, Motorola e Oppo surgem já como potenciais parceiras da LG Innotek na adoção desta tecnologia fotográfica. Com efeito, é possível que esta nova tecnologia de zoom ótico seja utilizada também pelas principais marcas chinesas.

Para finalizar, referir que as primeiras amostras desta solução podem surgir já na próxima semana. A feira CES 2023 poderá servir como grande palco para a apresentação da invenção da empresa sul-coreana.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.