iPhone 15 traz consigo mudança de nome e outra novidade há muito aguardada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Apesar de faltarem aproximadamente nove meses para o lançamento da nova série de iPhone, os rumores sobre esta geração não abrandam de ritmo.

O rumor de que a Apple vai alterar o nome do modelo mais avançado para Ultra é cada vez mais insistente, assim como a introdução da tão aguardada porta USB Tipo-C no smartphone icónico.

iPhone 15: de Pro Max a Ultra e com direito a porta USB-C

Apple iPhone 14 Pro Max
Aparentemente, o iPhone 14 Pro Max vai dar lugar ao iPhone 15 Ultra na nova geração do smartphone Apple Crédito@Apple

Apenas em setembro de 2023 é que a Apple deverá apresentar a sua nova geração do iPhone. Mas a empresa de Cupertino está sempre no radar do mundo Web e os rumores a circular sobre os seus novos equipamentos surgem praticamente a um ritmo diário.

A informação de que a Apple vai alterar o nome do seu iPhone mais avançado persiste no mundo Web e são cada vez mais as fontes a garantir que Tim Cook vai mesmo avançar com esta estratégia.

A marca deverá seguir o mesmo caminho que já fez na sua linha de smartwatches e vai renomear o seu modelo mais avançado para iPhone 15 Ultra. Ao que tudo indica, este terminal terá as especificações mais avançadas, assim como o preço mais elevado da série.

Algumas fontes avançaram já que será este novo modelo Ultra a chegar com o tão esperado sensor telefoto periscópio com um zoom ótico de 10x. Há já algum tempo que os modelos mais avançados da Samsung integram este atributo e parece que, por fim, a Apple vai fazer frente aos seus rivais neste ponto em específico.

Outra das informações que persiste é que a Apple vai também (finalmente) dotar a sua linha de smartphones com uma entrada universal USB. Mais cedo ou mais tarde terá de fazê-lo, pelo menos no mercado europeu, devido à legislação imposta pela União Europeia.

Aparentemente, a empresa de Cupertino vai cumprir com as normas mais cedo e teremos já na série iPhone 15 a tão desejada entrada universal.

Novo processador Bionic é uma das razões para aumento de preços do iPhone 15

Mas, igual a si própria, a Apple vai diferenciar os modelos base dos modelos mais avançados nesta característica. Assim espera-se que o iPhone 15 Ultra seja o único a integrar uma porta USB Tipo-C. Os restantes modelos vão contar com USB 3.0, menos rápido, portanto.

Outra das novidades dos modelos Pro vai ser o novo processador A17 Bionic que será já baseado no processo de 3 nm da TSMC. Tal significa que o chip terá um aumento significativo no seu desempenho, assim como na eficiência energética.

Claro que também se traduz num aumento dos custos de produção e, consequentemente, num preço final de venda ao público mais elevado. Alguns rumores, aliás, já avançaram que os modelos mais avançados do iPhone 15 vão ter um aumento de preço entre 9% a 18%.

Com a entrada do novo ano, com certeza que teremos mais pormenores sobre a próxima geração do smartphone icónico da Apple que, a cada série, prova o sucesso de vendas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt