A câmara fotográfica é cada vez mais a prioridade das fabricantes de smartphones, sobretudo para os modelos de gama alta. Tal facto pode facilmente ser aferido nos iPhone Pro atuais e deverá ser francamente melhorado nos Apple iPhone 15 Pro a chegar em setembro próximo durante o evento de outono.
Tivemos, em 2022, o anúncio e introdução do novo sensor de 48 MP para os iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, ao passo que este ano as melhorias devem concentrar-se nas capacidades de ampliação ótica. Ou seja, o zoom ótico dos próximos telemóveis iOS topo de gama.
Ampliação ótica da imagem passará de 3x para 5x até 6x
Segundo informa a publicação MacRumors, o modelo flagship, o iPhone 15 Pro Max terá uma ótica periscópica capaz de entregar o dobro do zoom. Ou seja, face aos atuais 3x zoom, poderemos ter até 6x de ampliação ótica da imagem sem perdas de qualidade.
Esta implementação poderá desbloquear novas capacidades de fotografia e vídeo com os próximos iPhone. Ao essencialmente dotar o telefone de um sistema ótico em que a luz é captada e conservada, viajando pelas diversas lentes que compõe a objetiva perisópica, teremos resultados superiores.
Note-se, porém, que as fugas de informação mais recentes dão conta da redução da "corcunda" provocada pelos módulos de câmara na traseira dos atuais iPhone. Isto dito, resta saber se a Apple conseguirá implementar um módulo com óticas periscópicas sem aumentar a espessura da traseira.
Apple iPhone 15 Pro Max reunirá as melhores câmaras fotográficas
É certamente possível, note-se. A Apple já nos surpreendeu por diversas instâncias com as suas proezas de engenharia. Sobretudo este ano em que até o botão de "Silêncio" deve agora ser háptico / digital e não físico, podendo também libertar mais espaço para acomodar um novo sistema de óticas.
Na minha opinião, considero provável a implementação deste sistema, pelo menos e sobretudo no Apple iPhone 15 Pro Max. Paralelamente subsiste a possibilidade de ser igualmente apresentado um modelo Ultra à semelhança do seu atual Watch.
Seja como for, a implementação de uma câmara mais poderosa na ampliação - vulgo zoom ótico - será benéfico para os utilizadores. A possibilidade de aproximar do objeto sem perder qualidade é sempre bem-vinda e espero realmente que se materialize.
Editores 4gnews recomendam: