A qualidade de construção nos telemóveis Apple foi, desde sempre, um dos seus pontos mais fortes. A precisão e detalhe dos acabamentos foi, durante vários anos, praticamente sem única no mercado de dispositivos móveis.
Agora, para a gama Apple iPhone 15 a gigante de Cupertino pode dar um novo passo ousado para continuar a melhorar este quesito, o uso de titânio.
O metal de grande resistência e leveza incrível, pode fazer a diferença na próxima gama de telemóveis iOS face aos atuais iPhone 14 que usam o aço inoxidável nos modelos Pro.
Por outro lado, o alumínio anodizado continua a ser o material de eleição para os modelos-base, mais baratos, sendo porém a liga de alumínio um material menos resistente.
A próxima geração de telemóveis Apple deve ser mais leve e elegante
Recordamos, a propósito, que a Apple usa o aço inoxidável nos seus melhores modelos desde o iPhone 12 Pro. Para 2023, porém, podemos vir a ter o titânio como principal material de construção. Caso tal suceda, será um novo e inconfundível toque para estes dispositivos móveis, mais leves e ainda mais duráveis.
Nesse sentido apontam já inúmeros relatos. Entre fugas de informação periódicas e rumores mais ou menos informados, certo é que esta é uma das teses mais badaladas dos últimos meses. O melhor de tudo? O uso de titânio pode resolver uma das críticas apontadas aos modelos Pro da gigante de Cupertino.
Utilização de estrutura em titânio deve reduzir o peso em até 8%
Apontam-se, amiúde, a crítica de serem algo grossos e um tanto pesados, sendo-o efetivamente. Pois bem, ao usar uma estrutura em titânio, o peso do dispositivo móvel seria reduzido entre 7 a 8% face aos atuais modelos de iPhone 14 Pro.
Por exemplo, o iPhone 14 Pro Max com o seu ecrã de 6,7 polegadas pesa uns muito consideráveis 240 gramas. Está longe de ser um smartphone compacto ou leve, mas segundo avança a publicação 9to5Mac, poderá pelo menos ficar um pouco mais leve.
Se as suas estimativas estiverem certas, então a próxima geração de telemóveis iOS poderá ser até 8% mais leve, reduzindo-se sobretudo o peso da estrutura metálica. Por outro lado, o peso da bateria e módulos fotográficos pode aumentar este ano.
Durabilidade assegurada e menos peso para os iPhone 15 Pro
Em todo o caso, estas são as previsões de peso apontadas pela fonte referida acima:
- iPhone 14 Pro: 206 gramas
- iPhone 14 Pro: Max 240 gramas
- iPhone 15 Pro: 191 gramas
- iPhone 15 Pro Max: 221 gramas
Ainda que a diferença possa parecer subtil no papel, uma vez que este é um dos produtos que utilizaremos todos os dias. Que viajará quase sempre no nosso bolso, acredito que possa efetivamente fazer a diferença em cenário de uso real.
Importa ainda notar que o titânio é consideravelmente mais resistente que o aço inoxidável. Mais ainda, face ao alumínio, o titânio também é mais resistente a variações drásticas na temperatura, podendo também ser anodizado. Ou seja, pode ser "pintado" com qualquer cor que a Apple bem entender.
Titânio é mais leve e mais robusto, mas o iPhone ficará mais caro
O melhor de tudo? O titânio tem uma textura sem brilho ou mate, perfeita para quem não gosta de ver as dedadas e outras sujidades no seu smartphone, mantendo-se assim o telefone com aspeto mais limpo.
Por fim, a única desvantagem óbvia deste material é o facto de ser mais difícil de trabalhar, além de mais caro de obter. Posto isto, é efetivamente possível que o preço dos iPhone 15 Pro sofram um aumento de preços muito considerável - até 200 €.
Editores 4gnews recomendam: