iPhone 15 Pro: botão solid-state revelado em patente traz boas novidades

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Vários rumores avançaram já que o iPhone 15 Pro vai chegar ao mercado isento de botões físicos.

Mas agora uma patente revela exatamente como será e como vai funcionar o botão solid-state da Apple. E as novidades são bastante interessantes.

iPhone 15 Pro: botão solid-state vai reagir a vários tipos de pressão e força

iPhone 14 Pro
Na próxima geração do iPhone, a Apple vai continuar a diferenciar os modelos base dos modelos Pro Crédito@Apple

Foram já vários os rumores que avançaram que o próximo iPhone 15 Pro vai chegar isento de botões físicos. Aparentemente, a Apple pretende que o seu smartphone icónico esteja isento de protuberâncias e fios e está a tentar encontrar as melhores soluções para concretizar este desejo.

Entretanto, vários informadores habituais da Apple, como é o caso do analista Ming-Chi Kuo, desde há algum tempo que avançam que o próximo modelo Pro do iPhone vai substituir os botões físicos por botões solid-state.

Por outras palavras, os botões vão surgir no ecrã e responder às interações com feedback que irá simular a reação dos botões físicos convencionais.

Mas agora foi revelada uma patente registada pela Apple que mostra que estes botões solid-state podem trazer consigo mais funções.

Segundo a documentação apresentada, o botão ligar/desligar, assim como o botão de volume do iPhone 15 Pro vão suportar deteção de força. Tal significa que ambos vão responder a diferentes tipos de força ou de pressão para executar operações distintas.

Mas vamos a exemplos práticos. Pressionar levemente o botão de volume, vai aumentar o som de forma gradual e vagarosa, já pressionar com mais força leva o volume ao máximo de forma mais rápida.

O mesmo conceito vai ser aplicado ao botão ligar/desligar. Mas aqui pressões diferentes traduzem-se em operações diferentes. Tal permite que este botão funcione como uma espécie de botão de atalho que fornece acesso rápido e imediato a uma série de funcionalidades.

Saliente-se que os botões solid-state apenas vão ser integrados no iPhone 15 Pro e no 15 Pro Max (ou Ultra, ainda não sabemos a designação final). Este será mais um atributo que vai diferenciar os modelos mais avançados dos modelos base.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt