iPhone 15 pode copiar uma das melhores funções dos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima geração de smartphones iOS a chegar em setembro de 2023, os Apple iPhone 15 podem estrear uma caraterística há muito presente nos smartphones Android. Aliás, um trunfo introduzido pelos smartphones Huawei da linha Mate, o carregamento reverso sem-fios para dar alguma energia, por exemplo, aos nossos auriculares Bluetooth.

Segundo as fugas de informação a Apple estará efetivamente a preparar esta capacidade para os seus próximos iPhone 15. Algo tão comum como o carregamento reverso sem-fios, presente nos smartphones Android há cerca de 5 anos, poderá em 2023 chegar aos telemóveis mais cobiçados do mundo.

Carregamento sem-fios reverso pode chegar finalmente aos Apple iPhone 15

Apple iPhone

Em causa está uma nova patente submetida pela tecnológica de Cupertino na qual é descrito um sistema de carga wireless reversa em tudo similar ao que já conhecemos no universo Android. Não obstante, para o utilizador será mais um recurso com utilidade comprovada para, por exemplo, carregar o seu Apple Watch ou AirPods, entre outros gadgets.

O sistema, nos moldes em que foi descrito na submissão de patente, permitirá recarregar os dispositivos com suporte para o padrão Qi. Ou seja, gadgets e acessórios com carregamento sem-fios, bastando para tal colocar os mesmos na traseira de um Apple iPhone compatível com este sistema MagSafe.

Conceito foi introduzido pela Huawei com a linha Mate

smartphone Huawei Mate 20 Pro
O smartphone Huawei Mate 20 Pro chegou em outubro de 2018.

Os rumores sobre a chegada do carregamento sem-fios reverso aos Apple iPhone já se fazem ouvir há vários anos. Porém, sucessivamente, as nossas esperanças têm sido negadas pela tecnológica de Cupertino, ainda que novas pistas surjam todos os anos a cada nova geração de telefones.

Agora, com a submissão da referida patente pela Apple, vemos um interesse redobrado da gigante norte-americana nesta caraterística introduzida primeiramente pela Huawei. Aliás, foi com o smartphone Huawei Mate 20 Pro, lançado há cerca de cinco anos, que ficamos a conhecer esta possibilidade, a carga inversa, com o telefone a fornecer energia a outro equipamento.

Esta tecnologia permitirá, por exemplo, carregar os teus AirPods e Apple Watch sem recorrer ao powerbank. É um recurso de utilidade comprovada e que acolheremos, de bom grado, na próxima geração de smartphones iOS.

Por fim, caso a Apple não altere o seu tradicional calendário de lançamentos, os iPhone 15 serão apresentados durante o próximo mês de setembro de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.