iPhone 15: eis tudo o que precisas de saber sobre as suas câmaras

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os iPhone 15 serão apresentados nos próximo dia 12 de setembro, pondo fim a meses de especulação sobre estes novos dispositivos. Entre as várias novidades que se esperam para estes modelos, a nova configuração das suas é algo que deixa os fãs entusiasmados.

As novidades neste setor abrangerão todos os modelos a serem anunciados, o que representa uma das maiores atualizações já feitas pela Apple. Mas afinal o que irá mudar? Agora, graças a um novo relatório com dados privilegiados, podemos avançar com todos os detalhes.

iPhone 15 e iPhone 15 Plus com novas câmaras de 48 MP

Começando pelos modelos base da família (iPhone 15 e iPhone 15 Plus), espera-se uma atualização para um sensor principal com 48 MP. A Apple não irá apenas transitar o sensor lançado no ano passado nos modelos Pro, mas sim trazer um novo sensor.

iPhone 15
Créditos: 9to5 Mac

Em causa está uma solução desenvolvida pela Sony conhecida como "lentes empilhadas". Esta tecnologia trará várias novidades para estes modelos, com destaque para o seu desempenho em cenários de pouca luz.

Contrariamente ao que é habitual da Apple, serão os modelos base os primeiros a receber esta nova solução. Tal poderá estar relacionado com algumas dificuldades na produção em massa destes sensores, obrigando a Apple a limitar a sua disponibilidade.

A restante configuração dos iPhone 15 e iPhone 15 Plus terá direito a uma lente grande angular. Esta terá uma resolução de 12 MP com uma abertura focal de f/2.4, tal como os seus antecessores.

iPhone 15 chegará com uma lente grande angular melhorada

Olhando agora para o iPhone 15 Pro, a sua principal novidade estará na sua objetiva grande angular. Ainda que as diferenças não sejam substanciais, o novo sensor terá uma resolução de 13.4 MP e uma abertura focal de f/2.2.

iPhone 15 Pro
Créditos: 9to5 Mac

No que concerne à sua lente telefoto, esta terá direito a algumas melhorias na sua qualidade geral, embora o hardware seja praticamente o mesmo do seu antecessor. Ou seja, teremos um sensor de 12 MP, equivalente a 77 mm, com uma abertura focal de f/2.8.

iPhone 15 Pro Max será o único com uma objetiva periscópica

Chegados ao iPhone 15 Pro Max, este será o modelo mais interessante da linha e aquele que os analistas anteveem como o mais popular da série. Tudo devido à inédita adição de uma lente periscópica que trará qualidade avança nas fotos com zoom.

Este sensor poderá trazer um zoom ótico de 5x ou 10x ao iPhone 15 Pro Max. Todavia, os dados mais recentes apontam para uma lente com equivalência a 85 mm, o que significa um zoom de 4x. Se a Apple quiser efetivamente ir mais longe neste capítulo, terá de se socorrer de zoom digital.

Este sensor só será aplicado no modelo Pro Max por questões de espaço. Sendo este o modelo maior da família, é aquele que melhor acomodará o sensor periscópico. Para 2024, espera-se que os iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max sejam ainda maiores fisicamente para acomodarem esta lente.

A restante configuração do iPhone 15 Pro Max terá um sensor principal de 48 MP com uma abertura focal de f/1.8. Já a sua lente grande angular será de 13.4 MP com uma abertura focal de f/2.2.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.