iPhone 15 com USB, mas velocidades de transferência mais rápidas só em alguns modelos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple vai introduzir a entrada universal USB na sua próxima geração iPhone 15, mas há um senão.

O iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão ter direito a velocidades mais rápidas via ligação USB Tipo-C, mas os modelos base vão ficar-se pelas mesmas velocidades oferecidas pela porta Lightning através da porta USB 2.0 integrada.

iPhone 15 Pro e 15 Pro Max vão contar com USB-C e velocidades de transferências mais rápidas

iPhone 14 Pro
Também no iPhone 15, a Apple vai diferenciar as especificações entre modelos avançados e modelos base Crédito@Apple

Será em 2023 que a Apple vai finalmente ceder e integrar a entrada universal USB na nova série de smartphones iPhone 15. Pelo menos, tal vai acontecer nos modelos a serem comercializados na Europa devido às imposições da legislação do Espaço Comum Europeu.

Mas há um “pequeno” senão. Fiel a si própria e à sua nova estratégia de diferenciar os modelos mais avançados dos modelos base, a empresa de Cupertino vai incluir a ligação USB Tipo-C apenas no iPhone 15 Pro e no 15 Pro Max.

A informação chega através do analista Ming-Chi Kuo que, na rede social Twitter, avançou que estes dois modelos vão fornecer velocidades de transferências de dados mais rápidas do que os atuais modelos disponíveis no mercado.

O conhecido analista esclarece que tanto o iPhone 15 como o iPhone 15 Plus vão ser equipados com uma entrada USB 2.0. Ming-Chi continua afirmando que estes dois terminais, mesmo com esta nova ligação, vão manter as velocidades de transferência de 480 Mbps oferecidas atualmente pela porta Lightning.

iPhone 14 Pro
Apenas os modelos Pro do iPhone 15 vão oferecer velocidades de transferência de dados mais rápidas Crédito@Apple

Ainda de acordo com Ming-Chi Kuo, os modelos mais avançados do iPhone 15 podem também ter suporte para USB 3.2 ou Thunderbolt 3. A primeira tecnologia permite atingir velocidades de transferência de dados de até 20 Gbps enquanto a segundo fornece uma velocidade de até 40 Gbps.

O analista explica que tal pode levar a que exista uma procura maior por processadores capazes de suportar velocidades de transferência elevadas. Ainda assim, a Apple pode destacar-se no segmento de smartphones, uma vez que a maioria dos equipamentos Android conta com suporte para USB 2.0.

Mas seja como for, é quase certo que a próxima geração de iPhone virá já equipada com, pelo menos, uma entrada universal USB. Até porque a legislação europeia entra em vigor em 2024 e a Apple terá de estar preparada para a cumprir no mercado europeu que também é relevante para a marca.

E a empresa de Cupertino até já acedeu a este “pedido” europeu e integrou a ligação universal nos seus modelos de iPad e Mac, só falta mesmo o smartphone icónico da marca.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt