iPhone 15 chegará com a opção de limitar o carregamento da sua bateria

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após a apresentação oficial dos iPhone 15, a Apple disponibilizou a última versão de testes do iOS 17 para os programadores. Foi graças a este software que se descobriu uma das novas funcionalidades preparadas para os novos smartphones da norte-americana.

Evidências presentes no código-fonte do sistema operativo apontam para uma opção que permitirá limitar a percentagem máxima de carregamento da bateria. Ou seja, poderás definir um teto máximo para o carregamento da bateria dos iPhone 15.

Apple quer prolongar a vida útil da bateria dos iPhone 15 com esta opção

Ao que tudo indica, a funcionalidade que agora abordamos será exclusiva dos iPhone 15. Por enquanto, não existe nenhuma evidência que aponte para a disponibilização desta opção nos restantes smartphones da Apple no mercado.

Apple iPhone 15

A função em causa poderá ser encontrada no menu de definições da bateria. Chega com uma descrição bem explícita do seu propósito, ou seja, definir um limite máximo até onde a bateria dos iPhone 15 poderá ser carregada.

No ecrã de bloqueio dos iPhone 15 passará a constar um alerta que informará até que percentagem a bateria do teu iPhone será carregada. Se desligares esta funcionalidade, será dito que a bateria será carregada totalmente.

Ainda sem grandes detalhes disponíveis acerca desta funcionalidade, é plausível que os utilizadores possam definir um limite a seu bel-prazer. Por exemplo, se só quiseres que o teu iPhone 15 carregue só até aos 50%, basta definir esse teto nas definições da bateria.

Esta funcionalidade foi certamente desenvolvida com o intuito de prolongar a vida útil da bateria dos iPhone 15. As suas baterias contam com células iões de lítio, o que significa que carregar a bateria até 100% coloca uma pressão acrescida sobre a bateria.

O ideal nestas baterias é evitar a pressão exercida quando chegamos a ambos os extremos. Isto significa que não devemos deixar chegar aos 0% nem aos 100%, sendo o ideal manter a carga da bateria do smartphone entre os 20% e os 80%.

Para os utilizadores Android, esta funcionalidade a chegar aos iPhone 15 é diferentes do otimizador de carregamento da bateria. Neste caso, o smartphone interrompe o processo de carregamento ao chegar aos 80%, mas dá continuidade ao carregamento quando se aproxima a hora em que habitualmente retiras o smartphone da carga.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.