Com maior ou menor receita, a Apple mantém a liderança nas vendas globais de smartphones, mas alguns modelos estão a mostrar que ficam um pouco aquém das expetativas.
Agora a empresa JP Morgan veio demonstrar que a procura pelos modelos base do novo iPhone é bastante fraca comparativamente aos modelos mais avançados e caros.
Procura pelo iPhone 14 avaliada através do tempo para entrega
Nesta nova geração do iPhone 14, a Apple optou por diferenciar os modelos base dos modelos Pro, integrando nestes últimos especificações mais avançadas e preços mais altos. Mas será que esta estratégia está a trazer bons resultados?
A empresa JP Morgan tentou encontrar resposta para esta pergunta fazendo uma análise à procura pelos novos modelos do smartphone da Apple. Na prática, a conhecida empresa avaliou o lead time – tempo previsto para a entrega do equipamento após a sua encomenda – que cada um dos modelos regista. Por outras palavras, quanto maior for o tempo de espera entre a data de encomenda até à data de entrega, mais procura o modelo tem.
Melhor com esta premissa em mente, a JP Morgan criou uma ferramenta, designada por Apple Product Availability Tracker, que analisa os prazos de entrega dos produtos Apple, a nível global.
Depois de ser usada durante seis semanas, a ferramenta Apple Product Availability Tracker produziu os primeiros resultados. De acordo com o rastreador a procura pelo iPhone 14 Pro está a convergir com a do iPhone 14 Pro Max, assim como o iPhone 14 e 14 Plus estão também a par e passo.
Procura pelo iPhone 14 é “modesta”
Atualmente, os prazos globais de entrega para os modelos base são de dois dias e para os modelos Pro variam entre os 29 e 30 dias. Já na quinta semana, o iPhone 14 Plus tinha um tempo de espera de quatro dias enquanto os iPhone 14 Pro e 14 Pro Max demoravam entre 32 e 34 dias a chegar às mãos dos utilizadores.
Acrescente-se a estes dados que, no ano passado na mesma altura, os prazos de entrega para o iPhone 13 e iPhone 13 mini eram de aproximadamente 11 dias. Todos os dados somados indicam que a procura pelo modelo iPhone 14 é “modesta”, palavra utilizada pela própria JP Morgan.
Pensamento exatamente contrário para os modelos mais avançados do smartphone da Apple, cujas entregas, a nível global, continuam a ser superiores a 20 dias. Segundo a procura registada, as novas especificações, como por exemplo o processador A16 Bionic, têm vindo a conquistar os consumidores, assim como os preços elevados não estão a assustar tantas carteiras quanto seria de esperar.
Editores 4gnews recomendam: