iPhone de 1ª geração vendido por preço milionário em leilão

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Certos equipamentos podem tornar-se icónicos e autênticas relíquias para colecionadores e parece que é isso que está a acontecer com o iPhone.

Um modelo de 1ª geração do smartphone da Apple acaba de ser vendido em leilão por um preço milionário que ultrapassou os 30 mil dólares.

iPhone de 1ª geração vendido em leilão por 65 vezes mais que o seu preço original

iPhone 14
O iPhone 14 está disponível em Portugal por preços a começar nos 1.039 euros Crédito@Apple

Os modelos de iPhone são, regra geral, bastante mais dispendiosos que muitos smartphones Android. Esta é, aliás, uma das características dos terminais iOS que, ao longo destes anos, têm vindo a definir referências para os smartphones de segmento premium.

A nova série iPhone 14 veio consolidar esta regra com o custo do modelo base mais barato a começar nos 1.039 euros e com o modelo mais dispendioso a chegar aos 2.149 euros.

Estes são valores elevados que nem todas as carteiras conseguem despender. Mas eis que um modelo de iPhone acaba de superar todas as expetativas no que diz respeito ao preço.

No domingo passado, dia 16 de outubro, a LCG Auctions fez um leilão em que a vedeta do evento foi um iPhone de 1ª geração. Este modelo estava intacto numa caixa selada e foi vendido por 39.339,60 dólares (ou seja 39.943,50 euros), cerca de 65 vezes mais que o seu preço original de 599 dólares (aproximadamente 610 euros).

A LCG Auctions descreveu o equipamento como “uma das invenções mais importantes e omnipresentes da nossa vida. Este exemplar de primeira geração, lacrado de fábrica, está em condições excecionais. Colecionadores e investidores vão ter dificuldades em encontrar um exemplar superior”.

Apple iPad Pro
A Apple acaba de lançar o novo iPad Pro que vai chegar às mãos dos utilizadores no próximo dia 26 de outubro Crédito@Apple

E o responsável pelo lance vencedor levou esta descrição à risca tendo pago mais de 30 mil dólares para o obter. Saliente-se que a licitação começou em 2.500 dólares, e pelo valor final consegue-se perceber que este foi um produto disputado.

Recorde-se que o iPhone original (ou de 1ª geração) foi lançado a 27 de junho de 2007 por Steve Jobs que, na altura, apresentou o equipamento como sendo uma combinação de “um iPod, um telefone e um terminal de Internet”.

O modelo estava equipado com um ecrã de 3,5 polegadas, um browser e uma câmara de dois megapixéis. Foi de imediato um sucesso.

Passados 15 anos, a nova série de iPhone 14 é um “pouco” diferente. Conta com ecrãs de 6,1 e 6,7 polegadas, armazenamento interno de até 1 TB de capacidade e sensores de 48 megapixéis. Só para referir algumas das especificações, de forma a sublinhar a evolução.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt