iPhone 14 Pro Max regista menos autonomia do que o antecessor iPhone 13 Pro Max

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O iPhone 14 Pro Max é o modelo que está equipado com a maior bateria da série 14 integrando um exemplar com 4.323 mAh.

Agora foram divulgados alguns testes referentes à autonomia do modelo que revelaram que o campeão de autonomia continua a ser o iPhone 13 Pro Max com a sua bateria de 4.352 mAh.

Seis modelos de iPhone em teste de autonomia

iPhone 14 Pro Max
Em Portugal, o iPhone 14 Pro Max está disponível por um preço a começar nos 1.499 euros Crédito@Apple

Parece que o iPhone 13 Pro Max continua a manter o título de rei de autonomia. Pelo menos, é essa a conclusão do site chinês MyDrivers que efetuou testes às baterias de seis modelos de iPhone, mais especificamente iPhone 14, 14 Pro, 14 Pro Max, iPhone 13, 13 Pro e 13 Pro Max.

Para garantir que todos os terminais estavam em pé de igualdade, o site instalou o iOS 16.0.2 em todos os modelos, assim como os carregou na totalidade antes dos testes. Refira-se ainda que o brilho do ecrã foi fixado em 350 nits e que a temperatura ambiente situava-se nos 25 graus.

No primeiro teste, todos os modelos foram submetidos a meia hora de atividade numa rede social e enquanto o iPhone 14 Pro passa para os 97% de bateria, todos os restantes terminais não gastaram mais de 1 a 2% da sua autonomia.

De seguida, um teste mais exigente que implicava meia hora numa rede social, reprodução de vídeo 1080p e navegação num site de compras. Depois de duas horas de utilização contínua nestes canais, o iPhone 13 Pro Max era o único modelo que tinha 90% de bateria. Em segundo lugar, o seu sucessor, iPhone 14 Pro Max, com 87%.

Os restantes modelos estão já com uma diferença de 7% em relação ao primeiro classificado.

Depois, o teste segue para um jogo, claro, com HDR de alta definição. Em meia hora de jogo, apenas os modelos Max contavam com 80% de bateria, todos os outros estavam já abaixo desta marca.

Mais meia hora de videochamadas e reprodução de música em nuvem e o iPhone 14 Pro é o primeiro modelo a cair abaixo do marco dos 60% de bateria. Mais uma vez, os dois modelos Max estão em pé de igualdade com 69% de bateria.

Testes de reprodução de vídeo 4K e TV streaming dão vitória ao iPhone 13 Pro Max

Mas o teste que veio definir um claro vencedor foi a meia hora de reprodução de vídeo 4K e o download do jogo Genshin Impact. Os iPhone 14 Pro e 13 Pro ficaram com apenas 27% e o iPhone 13 com 35%.

Em segundo lugar, ficou o iPhone 14 Pro Max com 45% enquanto o primeiro lugar foi arrebatado pelo iPhone 13 Pro Max que depois de todos estes testes tinha 50% de bateria.

O teste final submetia os terminais a TV streaming e os primeiros a saírem da competição foram o iPhone 13 Pro e iPhone 14 Pro que caíram quase em simultâneo ao fim de seis horas e 47 minutos.

iPhone 13 e iPhone 14 também registaram pouca diferença entre si; o primeiro durou sete horas e 16 minutos enquanto o segundo teve autonomia para sete horas e 24 minutos.

Mas o destaque vai para a diferença entre os modelos Max. A bateria do iPhone 14 Pro Max durou oito horas e 31 minutos, mas o iPhone 13 Pro Max teve autonomia para nove horas e três minutos.

Parece que a pequena diferença que ambos têm na capacidade de bateria se traduz em cerca de meia hora de utilização intensa. De qualquer das formas, ambos os terminais Pro Max provaram que conseguem acompanhar os utilizadores durante um dia inteiro de utilização normal, sem necessitarem de serem ligados à corrente.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt