iPhone 14 Pro Max perde título de mais rápido nos downloads para dois modelos Android

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa norte-americana Ookla acaba de revelar os resultados dos seus testes para apurar qual é o smartphone mais rápido em downloads e surpresa: o iPhone 14 Pro Max já não é o rei da rapidez.

No quarto trimestre de 2022, o modelo mais avançado da Apple desceu no seu desempenho e foi ultrapassado pelo Galaxy Z Fold 4 da Samsung e pelo Google Pixel 7 Pro.

iPhone 14 Pro Max perde título de mais rápido para Samsung Galaxy Fold 4 e Pixel 7 Pro

iPhone 14 Pro Max
O iPhone 14 Pro Max perdeu o título de mais rápido em download para modelos Samsung e Google Crédito@Apple

Periodicamente, a empresa norte-americana Ookla testa vários modelos de smartphones para avaliar a sua velocidade média de download. Na prática, a empresa analisa parâmetros como velocidade de download e de upload, assim como a consistência que os modelos vão mostrando (ou não) em cada teste a que são submetidos.

Recentemente, a Ookla revelou os resultados dos testes efetuados no quatro trimestre de 2022. E as notícias não são as melhores para a Apple, visto que o iPhone 14 Pro Max perdeu o título de mais rápido para dois dos seus principais rivais no mercado norte-americano.

O grande vencedor deste teste foi o Galaxy Z Fold 4 da Samsung que registou uma velocidade média de download de 147,24 Mbps. Já em segundo lugar ficou o Pixel 7 Pro da Google com uma velocidade média de 137,11 Mbps.

Por sua vez, o iPhone 14 Pro Max caiu do primeiro para o terceiro lugar, graças a ter alcançado uma velocidade média de download de 133,84 Mbps. Em quarto lugar, ficou o iPhone 14 Pro com uma velocidade média de download de apenas 130,14 Mbps.

Razões para a queda do iPhone 14 Pro Max no teste Ookla

Uma das conclusões mais interessantes deste teste é que o Samsung Galaxy Z Fold 4 ganha o título de mais rápido com os mesmos resultados que obteve nos testes do terceiro trimestre. Assim como o Pixel 7 Pro da Google. Então, qual a razão que levou à queda para terceiro lugar do modelo mais avançado da Apple?

Os especialistas avançam com duas razões. A primeira refere-se ao fato de o iPhone 14 Pro Max ter chegado às mãos de mais utilizadores que se encontram em áreas, cuja cobertura das operadoras é mais lenta. Tendo em conta que os testes são efetuados em várias regiões, a entrada destas zonas mais lentas podem ter influenciado o mercado.

A segunda razão é uma espécie de desdobramento da primeira. De acordo com os especialistas, durante os testes do terceiro trimestre a maior parte dos utilizadores do iPhone 14 Pro Max encontravam-se em zonas metropolitanas, cuja cobertura de rede é mais eficaz e rápida.

Por outras palavras, o iPhone 14 Pro Max perdeu o título de mais rápido nos downloads devido à fraca cobertura de rede em algumas regiões dos Estados Unidos da América. Tendo em conta que o quarto trimestre abrange várias datas festivas do país, muito possivelmente esse foi um fator decisivo.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt