iPhone 14 Pro e 14 Pro Max são líderes de vendas, mas Apple tem outro sucesso inesperado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que o mercado de smartphones esteja a registar uma tendência de queda, a Apple continua a ser líder de vendas com os seus modelos mais avançados do iPhone 14.

Mas uma análise da empresa Canalys ao mercado de auscultadores, mostra que os AirPods Pro de segunda geração venderam 4 milhões de unidades em pouco mais de uma semana, mostrando-se como um sucesso inesperado.

Apple é líder de vendas no mercado chinês e ultrapassa Samsung

Apple AirPods Pro segunda geração
Os AirPods Pro 2ª geração da Apple estão disponíveis em Portugal por um custo de 299 euros Crédito@Apple

O mercado global de smartphones continua em queda. Dados divulgados pela empresa Counterpoint Research sobre o terceiro trimestre mostram uma queda de 11% nas vendas globais, face ao mesmo período do ano anterior.

Numa avaliação mais específica, o mercado chinês, um dos maiores e mais importantes do mundo, registou até agora uma queda de 4% mês a mês e de 15% ano a ano. Mas, de acordo com a Counterpoint, há uma marca que não está a sofrer as consequências desta queda: a Apple.

Segundo a mesma empresa, a empresa de Cupertino é líder de vendas no mercado chinês de smartphones, tendo alcançado uma quota de 25% e ultrapassado a rival Samsung para ocupar confortavelmente o primeiro lugar nas vendas globais.

Para qualquer marca, conquistar o mercado chinês, devido à sua relevância e tamanho, é um feito bastante importante e que pode levar à subida no ranking de smartphones mais vendidos, a nível global.

E terá sido isso que aconteceu com a Apple. Os modelos mais avançados da série iPhone 14 são um sucesso de vendas, apesar dos preços elevados e do tempo de espera para entrega dos equipamentos. Dados recentemente divulgados apontam que os dois modelos Pro do iPhone 14 representem cerca de 70% das vendas totais da série.

AirPods Pro 2ª geração vendem 4 milhões de unidades em cerca de uma semana

Mas não é apenas no mercado de smartphones que a Apple está a ser bem-sucedida. Também no segmento de auscultadores a empresa está muito bem posicionada com uma quota de mercado de 30,9%.

A informação está a ser avançada pela empresa Canalys que revela qual é um dos outros sucessos de vendas da Apple. Nada mais nada menos que os auscultadores AirPods Pro de segunda geração.

Segundo a referida empresa, em pouco mais de uma semana este modelo vendeu 4 milhões de unidades. Um feito notável para um equipamento que foi disponibilizado nas lojas a 23 de setembro, ou seja, há menos de dois meses.

E, também neste segmento, a Apple conseguiu ultrapassar a rival Samsung que registou uma queda nas vendas do terceiro trimestre do ano, com o seu modelo Galaxy Buds 2 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt