iPhone 14 pode sofrer atraso na sua data de lançamento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

As últimas notícias relacionadas com a Apple dão conta de que um novo surto de Covid-19 registado na China pode alterar o cronograma de lançamento e vendas da empresa.

Tudo porque as zonas onde estão instaladas as fábricas de produção do modelo estão sob quarentena e isolamento obrigatórios.

Produção do iPhone 14 pode ser suspendida temporariamente

iPhone SE
iPhone SE também está a ser produzido em instalações localizadas na Índia

O levantamento de restrições em alguns países da Europa em conjunto com o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, tiraram a pandemia Covid-19 da abertura dos noticiários, mas o vírus não desapareceu e continua a afetar o quotidiano das pessoas e das empresas.

Por exemplo, a Apple pode vir a fazer alterações no cronograma de lançamento e disponibilização nas lojas do seu próximo iPhone 14. Tudo porque a zona de Xangai, na China, onde estão localizadas as três grandes fábricas da Pegatron, Quanta e Compal, registou um surto de Covid-19 e está sob quarentena com fortes restrições impostas no que respeita à circulação de pessoas. Recorde-se que as três fábricas referidas controlam a linha de produção do smartphone da Apple.

Naturalmente que neste caso a produção poderia ser direcionada para a Foxconn, localizada na cidade chinesa de Zhengzhou. No entanto, esta zona está também sob quarentena, sendo que neste momento os residentes estão a cumprir confinamento obrigatório.

Por esta razão, é bastante provável que a produção do iPhone 14 seja suspendida temporariamente. Recorde-se que em outros momentos de confinamento, a Foxconn não conseguiu transportar as peças do smartphone fabricadas nas suas instalações, devido às restrições impostas.

Perante esta situação, os especialistas de mercado afirmam que a Apple só irá conseguir cumprir o seu calendário de lançamento e disponibilização nas lojas do iPhone 14 se a quarentena agora em vigor durar apenas duas semanas.

Produção do iPhone na Índia pode aumentar significativamente

Caso as restrições se mantenham por um período mais longo no tempo, a empresa de Cupertino poderá não conseguir cumprir os prazos estabelecidos e será obrigada a adiar o lançamento da sua próxima geração de smartphones.

Mas parece que a Foxconn tem o seu próprio plano "B" e recentemente começou a produção do iPhone 14 na sua fábrica localizada na cidade de Chennai, na Índia. De acordo com fontes locais, é também nessas instalações que estão a ser produzidos os iPhone 11 e 12.

Agora é tudo uma questão de tempo. Mas se o confinamento obrigatório se prolongar em Xangai e Zhengzhou parece provável que alguns milhões de unidades do iPhone 14 tenham um local de nascimento diferente dos seus antecessores e sejam produzidos na Índia.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt