Depois do iPhone com USB-C, agora há um Android com Lightning (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Há vários meses noticiamos uma proeza. Um YouTuber, do canal Exploring the Simulation, conseguiu hacker um iPhone X, e colocar-lhe uma porta Lightning. O equipamento encontrava-se em pleno funcionamento. Agora fez o inverso.

Após vários pedidos, Ken Pillonel modificou um Samsung Galaxy A51 para lhe colocar uma porta de carregamento Lightning. Recorde-se que esta é uma porta de carregamento própria da Apple. Esta encontra-se presente em alguns dos seus produtos, como o iPhone, iPad (base) ou Magic Mouse.

Como foi possível? Segundo o que é detalhado, a maior dificuldade para subverter o hardware nos acessório da Apple. Esta medida de prevenção tem como objetivo desativar produtos falsificados.

No caso, se autenticação correta não for feita no chip dentro cabo, este não irá fazer a transição de energia e dados. E dessa forma nunca poderia funcionar num smartphone Android. Mas neste caso funcionou.

Como podes ver no vídeo acima, é um processo bastante complexo, como seria de esperar. Mas no final do vídeo é possível carregar um Samsung Galaxy A51 recorrendo a um carregador Lighting.

Ken Pillonel encontra-se atualmente a fazer um mestrado em Robótica no Instituto Federal Suíço de Tecnologia. Nos tempos livres gosta de mexer em impressão 3D e projetos de IoT. Também trabalha como consultor de engenharia a tempo parcial.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy A53 recebe atualização que deixa a câmara ainda melhor
  • Samsung Galaxy Z Flip3 chega com Edição Pokémon: a verdadeira Pokédex?
  • OPPO: este smartphone vai chegar no dia 24 de abril e traz consigo boas especificações
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.