iPhone 14 está a estreitar laços entre a Samsung e a Apple

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A chegada da nova série iPhone 14 está a estreitar os laços e negócios entre a Samsung e a Apple.

Tudo porque sete em cada dez modelos de iPhone 14 vendidos, os ecrãs OLED foram produzidos pela Samsung.

Samsung tornou-se uma fornecedora crucial para a Apple

iPhone 14
A Samsung fornece ecrãs para todos os modelos do iPhone 14 Crédito@Apple

Quando falamos em smartphone, de imediato somos remetidos para as duas líderes deste mercado: Apple e Samsung. Como tal, é hábito encarar as duas empresas como rivais. Mas o mundo dos negócios não é só feito de rivalidades, também tem uma base consistente de parcerias e de contratos de fornecimento.

Recorde-se que a Apple trabalha com três importantes fornecedores de ecrãs OLED para a sua série iPhone 14. São eles: BOE, LG Display e Samsung Display. Ora de acordo com dados divulgados recentemente, esta última é uma fornecedora crucial da Apple. Isto porque quase 70% dos ecrãs OLED utilizados pelo iPhone 14 foram produzidos pela rival Samsung.

Colocado de outra maneira, é algo como sete em cada dez modelos vendidos do smartphone da Apple, o ecrã OLED veio da marca sul-coreana. As mesmas fontes indicam que a Samsung irá fornecer cerca de 80 milhões de ecrãs enquanto a LG Display deverá entregar cerca de 20 milhões. Já a BOE deve ficar-se por apenas 6 milhões.

Uma das razões para a Samsung Display ter uma quota maior no fornecimento deste componente relaciona-se com o facto de produzir ecrãs OLED para todos os modelos disponíveis do iPhone 14.

Já a LG Display está responsável pelo fornecimento de ecrãs LTPS para o modelo base e painéis LTPO para o iPhone 14 Pro Max. A BOE ficou com a produção de ecrãs LTPS para os modelos não Pro.

É também importante salientar que os ecrãs OLED estão entre as peças mais caras utilizadas pelos modelos de iPhone. O que significa que por cada modelo vendido do smartphone da Apple, a Samsung também ganha receita.

Ainda que todas as análises e dados de mercado coloquem a Apple como líder de segmento com mais unidades vendidas, é relevante ter em conta que a Samsung também ganha receita com o sucesso da empresa de Cupertino.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt