iPhone 14: baterias degradam-se mais porque são mais baratas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os iPhones sempre foram conhecidos pelas suas baterias de qualidade excelente, mas desde a série 14 que os utilizadores queixam-se de os componentes se degradarem mais rapidamente.

Agora, um rumor está a avançar que as séries iPhone 14 e 15 estão equipadas com baterias mais baratas que apresentam um ciclo de cargas mais reduzido.

Bateria de iPhone 14 tem uma vida útil de 600 ciclos

Did you know why iPhone 14 & 15 series battery degrade faster?Because it's using cheaper cells, similar to this 3rd party parthttps://t.co/hzzgrRtD48with only 600± cycles as averageyes, it's a high density batteryoriginal iP12 PM = 3687 MaH3rd party iP12 PM = 4350 MaH… pic.twitter.com/igORfqkD51

— RGcloudS (@RGcloudS) 3 de outubro de 2023

Desde agosto deste ano que alguns utilizadores do iPhone 14 estão a queixar-se de uma rápida degradação das baterias dos seus smartphones. Alguns afirmam mesmo que de setembro de 2022 a agosto de 2023, a bateria do seu iPhone teve uma degradação de até 88%.

O leaker RGCloud está a avançar com uma explicação para esta situação. De acordo com o conhecido leaker, tal acontece porque o iPhone 14 – assim como o iPhone 15 – estão equipados com baterias mais baratas que têm uma via útil de 600 ciclos.

Este é um retrocesso relevante, visto que as baterias do iPhone 13 têm uma vida útil de 800 ciclos. Até agora, a Apple não comentou esta situação, mas a empresa de Cupertino pode ter optado por componentes mais baratos para reduzir custos na produção.

Apple afirma que as baterias retêm 80% da capacidade original de até 500 ciclos

Ainda que a empresa de Tim Cook não tenha comentado esta situação em específico, anteriormente já tinha falado sobre a capacidade das baterias integradas nos iPhones.

De acordo com a empresa, as baterias estão projetadas para reter 80% da sua capacidade original de até 500 ciclos completos de carregamento.

Mais: os utilizadores com AppleCare+ podem substituir gratuitamente a bateria do seu iPhone, no primeiro ano de propriedade, caso o estrago exceda o previsto definido pela empresa.

Mas o melhor é recorrer ao carregamento otimizado integrado no terminal que ajuda a evitar sobrecargas e reduz também o desgaste da bateria.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt