iPhone 13: conhece as característica exclusivas dos modelos Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tudo aponta para que em setembro próximo sejam apresentados os novos iPhone 13. A pandemia e a escassez de componentes parece ter sido ultrapassada pela Apple e isso permitirá à empresa regressar ao seu calendário habitual.

Para antecipar o anúncio desses produtos, empresas ligadas ao ramo da análise de mercado estão a partilhar algumas previsões. O mais recente relatório do género é da autoria da TrendForce e vem refutar algo que outros relatórios davam como certo.

Sensor LiDAR só no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

Um rumor chegou a afirmar que a Apple iria dotar todos os seus novos smartphones com um sensor LiDAR. Este é exclusivo dos iPhone 12 Pro e 12 Pro Max e parece que assim se manterá este ano.

iPhone 13

Com efeito, se quiseres maiores potencialidades de realidade aumentada terás de optar pelos modelos mais caros da família iPhone 13. Os modelos base certamente manterão o seu esquema com dois sensores.

Algo que, no entanto, será transversal aos quatro modelos da família iPhone 13 será a estabilização do sensor da câmara. Esta tecnologia é exclusiva do iPhone 12 Pro Max, porém, este ano todos irão beneficiar das suas vantagens.

Ainda no que concerne à câmara dos novos smartphones da Apple, os modelos Pro terão novas lentes grande-angulares. Além de usarem uma lente mais avançada (6P) terão direito a focagem automática.

Ecrã a 120Hz apenas nos modelos Pro

Outra das novidades esperadas para a linha iPhone 13 é a introdução de um ecrã com elevada taxa de atualização. Nos iPhone 12 essa característica foi deixada de parte em favor do 5G, mas tudo indica que a Apple já terá ultrapassado as dificuldades sentidas para a coexistência de ambas as tecnologias.

Com efeito, apenas os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max possuirão um ecrã ProMotion, com uma taxa de atualização máxima de 120Hz. Será possível graças aos painéis LTPO, desenvolvidos pela Samsung, que oferecem uma taxa dinâmica.

Importa ainda sublinhar que o relatório publicado pela TrendForce vem desmentir a existência de uma versão com 1TB de armazenamento. Segundo as suas fontes, a Apple continuará a oferecer uma configuração máxima de 512GB de memória interna.

Apesar das novidades elencadas, a Apple deverá manter os preços dos seus smartphones. Significa que o iPhone 13 Mini continuará a custar €829, ao passo que o modelo Pro Max começará nos €1279.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.