Alerta Apple: este nome de hotspot pode desativar o Wi-Fi no teu iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Há um nome peculiar para hotspot (ponto de acesso à Internet) que pode desativar e tornar inutilizável a função de Wi-Fi nos Apple iPhone. Segundo o testemunho de um investigador, corroborado por várias fontes, trata-se de um novo bug no sistema iOS.

Em causa está a ligação a uma rede de Wi-Fi ou hotspot que contenha os símbolos “%”. A única solução conhecida, após o iPhone desligar automaticamente o Wi-Fi, passa por repor todas as configurações de redes no dispositivo móvel afetado.

Há um novo bug no iOS que desliga o Wi-Fi nos iPhone

A todos os utilizadores de Apple iPhone que não queiram condicionar seriamente o funcionamento da opção Wi-Fi, então aconselhamos a prestarem atenção ao nome da rede Wi-Fi em questão antes de se juntar à mesma. O mesmo vale para os pontos de acesso hotspot.

A descoberta foi feita por um investigador de segurança que terá detetado o bug do iOS em questão. O erro é capaz de desativar, de forma persistente, a funcionalidade de Wi-Fi que permite o acesso à Internet. O erro em causa impede o seu normal uso.

Acima vemos o estado do seu Apple iPhone XS com o sistema operativo iOS 14.4.2 após se ter ligado à rede Wi-Fi de casa que apelidara de "%p%s%s%s%s%n.”. Este é o fatídico SSID da rede Wi-Fi de Carl Schou, o investigador em causa.

Estes resultados foram replicados com sucesso pelas publicações outros investigadores. Todos chegariam à mesma conclusão, com os respetivos Apple iPhone a recusarem-se a ativar a função Wi-Fi.

Curiosamente, o mesmo cenário não se replicou em dispositivos Android.

Desligar e ligar o iPhone não resolve este bug do iOS

Tal como aponta Schou, reiniciar o smartphone não basta para resolver o problema. Tampouco mudar o SSID, o nome da rede Wi-Fi resolve o quer que seja. De igual modo, não é possível estabelecer ligação a outra rede Wi-Fi perante o bug demonstrado.

Mas, afinal, o que é que causa este bug no iOS? Ao que tudo indica será um problema no formado de uma string. De acordo com várias fontes, o sistema iOS interpreta as letras que se seguem ao “%” como comandos ou variáveis e não como um nome de rede Wi-Fi propriamente dito.

Há uma simples resolução para este problema no iOS

O utilizador deve aceder a Definições - Geral - Reposição - Repor Definições de Rede.

Esta metodologia vai repor todas as configurações de rede. Aí o utilizador deve voltar a inserir os dados das redes Wi-Fi a que se queira ligar e, claro, não usar nomes problemáticos como o que aqui foi exposto.

Estamos perante um bug irritante do iOS que, apesar de não criar uma falha de segurança propriamente dita, será fonte de frustração. Espera-se assim que a Apple o possa vir a corrigir com uma atualização futura do sistema.

Até lá, não acedam, nem adotem nomes suspeitos e estranhos para as respetivas redes Wi-Fi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi prepara smartphone mistério com Snapdragon 888 e Android 12
  • MIUI 13 pode ser a maior surpresa a chegar com o Xiaomi Mi MIX 4
  • Samsung espera vender mais de 4 milhões dos seus smartphones mais caros
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.