Depois de ter sido alvo de uma profunda renovação em 2020, eis que o novo iPad Air acaba de ser oficialmente apresentado a todo o mundo.
E ainda que mantenha um design semelhante à geração anterior, o interior está repleto de (boas) novidades, desde logo a começar no chip M1 e nas comunicações 5G.
Integração do chip M1 na nova geração iPad Air
Após dois anos sem novidades, eis que o novo iPad Air chega com toda a pompa e circunstância, com Tim Cook, CEO da Apple, a garantir que o novo tablet vai levar-nos a "outro nível de desempenho".
A grande novidade é a integração do chip M1 no novo iPad Air que, de acordo com a marca, oferece um desempenho até 60% mais rápido, sendo que a GPU de 8 núcleos fornece igualmente um desempenho gráfico até 2x mais rápido que a geração anterior.
Estes componentes aliados às funções de Machine Learning avançadas permitem que os utilizadores realizem tarefas exigentes como edição de vídeos 4K e videojogos, desfrutando de uma experiência fluida e suave.
Câmara frontal com Center Stage e câmara traseira com Realidade Aumentada
A apresentação do novo iPad Air segue para a zona frontal do tablet onde se destaca a câmara ultrawide de 12 megapixéis de resolução e com suporte para Center Stage. Com este recurso, os utilizadores podem agora captar imagens panorâmicas, de forma automática, assim como também entrar em contacto com a família e/ou amigos.
Por sua vez, a câmara traseira oferece também uma resolução de 12 megapixéis, além de gravar vídeo 4K, digitalizar documentos e melhor: permite que os utilizadores usufruam de experiências de Realidade Aumentada.
iPad Air agora com comunicações 5G e porta USB Tipo-C
Segue-se a conectividade que neste modelo é assegurada pelo Wi-Fi 6 e por suporte para comunicações 5G que permitem usar a funcionalidade SharePlay não só para comunicar com colegas de trabalho e partilhar documentos, assim como ver um filme com amigos e familiares. Sempre com uma ligação estável para todos os participantes, garante a Apple.
O novo iPad Air está também equipado com uma porta USB Tipo-C que, assegura a marca, é até 2x mais rápida que a geração anterior, permitindo transferência de dados de até 10 Gbps. Por outro lado, esta porta permite ainda ligar o tablet a uma mão-cheia de equipamentos, onde se incluem ecrãs com resolução de até 6K.
Ecrã Retina com 10,9 polegadas
Na apresentação destaca-se também o ecrã Reina de 10,9 polegadas com 3,8 milhões de pixéis e 500 nits de brilho. O painel conta também com um revestimento antirreflexo para otimizar a visualização de qualquer tipo de conteúdo.
Tal como esperado, a nova geração do tablet Air inclui o recurso Touch ID que permite aos utilizadores não só desbloquear o equipamento, como entrar em algumas aplicações e utilizar a funcionalidade Apple Pay, nos países em que esta está disponível.
iPadOS 15 e Apple Pencil 2 no iPad Air 5ª geração
Também como esperado, o iPad Air corre o sistema operativo iPadOS 15 que traz consigo multitarefa otimizada e recursos avançados de Machine Learning que vão permitir utilizar funcionalidades como o Live Text que permite que o equipamento reconheça o texto de uma foto. Com este recurso, os utilizadores podem, por exemplo, tirar a fotografia a um anúncio de uma empresa e utilizá-la para fazer uma chamada para a empresa.
Outra novidade é que o iPad Air oferece compatibilidade com os teclados Magic Keyboard e Smart Keyboard Folio, assim como com a Apple Pencil de segunda geração. Este suporte permite que o tablet seja utilizado como uma espécie de laptop, no primeiro caso, assim como torna mais fácil a inserção de dados escritos.
Preço e disponibilidade
De resto, o novo iPad Air estará disponível com as opções de armazenamento de 64 e 256 GB, assim como nas variantes Wi-Fi e Wi-Fi+5G. Foi anunciado que a partir desta sexta-feira, dia 11 de março abrem as pré-reservas, sendo que o tablet chega às prateleiras das lojas a 18 de março.
A variante Wi-Fi base do modelo chega com preço a partir dos 709 euros enquanto que o modelo que inclui Wi-Fi e comunicações 5G terá um custo a partir dos 879 euros.
Editores 4gnews recomendam: