iOS 18 da Apple pode tornar (finalmente) a Siri numa assistente útil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Alexa, Google Assistant e Siri, a tríade das assistentes virtuais que em poucos meses foram praticamente obliteradas (em inteligência) por soluções como o ChatGPT e respetivo chat bot da OpenAI. Todavia, a gigante de Cupertino, a Apple, estará a trabalhar em grandes melhorias para a Siri a chegar com o iOS 18.

Em primeiro lugar, esta será a versão do sistema operativo a ser oficialmente apresentada no WWDC 2024, possivelmente em junho do próximo ano. Deverá, posteriormente, chegar aos utilizadores a partir de setembro do próximo ano, então com a gama iPhone 16.

iOS 18 poderá dotar a Siri de novos modelos de linguagem mais inteligente

Apple SIRI

Em todo o caso, temos já um relato animador oriundo da publicação especializada MacRumors, a Siri pode tirar partido de novos modelos de linguagem e aprendizagem lexical. As informações foram publicadas primeiramente pelo The Information e prometem dar novo ímpeto a esta assistente virtual algo limitada.

Por exemplo, a assistente da Apple poderá, a pedido do utilizador, converter as tuas fotografias em GIFS. Se tiveres, a título de exemplo, três, quatro ou cinco fotografias sequenciais com algum movimento, a Siri poderá assim criar um GIF único com base no teu material fonte. O processo será automatizado pela Inteligência Artificial (IA) a reforçar esta assistente.

Importa notar que de momento é possível fazer isto mesmo, converter fotos sequenciais em imagens animadas (GIF's), mas obriga a uma interação manual do utilizador. Ou seja, este tem que tocar no respetivo atalho.

Siri tornar-se-á numa ferramenta útil em qualquer iPhone da Apple

Siri Apple IA iOS 18

Atentando nas informações divulgadas pelo The Information, esta revolução para a Siri só chegará no próximo ano de 2024, aquando do lançamento do iOS 18. Entretanto, a tecnológica de Cupertino estará a trabalhar nos modelo de linguagem para tornar esta assistente mais dinâmica e sobretudo mais útil.

Ao mesmo tempo, vemos também na sua maior rival, a Assistente Google, um trajeto similar. Também esta assistente está a adotar modelos de linguagem mais complexos, tudo para que a própria assistente também nos possa ser mais útil em diversas tarefas.

Face ao exposto, acreditamos que no próximo ano de 2024, tanto na WWDC 2024 como na Google I/O 2024, as assistentes virtuais e respetivas novidades estarão no foco das atenções. Resta saber, é claro, qual das gigantes se chegará à frente e entregará estas potenciais funções adicionais para os seus utilizadores em primeiro lugar.

Críticas à Apple e Google pela inércia na melhoria das Assistentes

https://t.co/M0uoXMMY25Some Apple employees believe its most advanced large language model is better than GPT-3.5. The 16-person team that trained it also quietly open sourced the tools they developed to train these models in July. Check out my latest scoop for @theinformation

— Wayne Ma (@waynema) 6 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial, já badalada há vários anos, e recentemente vivendo um autêntico apogeu, parece ter passado ao lado das principais assistentes virtuais.

A ironia não passou despercebida aos utilizadores mais atento. Um público que, em poucos meses, se aperceberam do quão básicas ainda são a Alexa da Amazon, Assistente da Google, Siri da Apple e nem falemos da Bixby da Samsung.

Face a soluções como o ChatGPT, com as suas respetivas diferenças e particularidades, certo é que nenhuma se compara verdadeiramente ao potencial desta solução de IA focada no diálogo (chat bot).

Em todo o caso, temos agora o novo iOS 17 a chegar muito em breve com os iPhone 15, sendo toda uma nova versão do sistema operativo para desfrutar. Aliás, a Apple estará a cogitar remover a frase de ativação ou chave de voz "Hey Siri", ficando-se apenas pelo comando "Siri" para tornar o diálogo algo mais natural.

Todavia, as mudanças de fundo, realmente dignas de nota, deverão fazer-se esperar um pouco mais, adivinhando-se já para o Worldwide Developers Conference de 2024.

Poderá a Siri tornar-se realmente útil em 2024? Essa é realmente a questão de fundo.

Siri in iOS 18 is said to be a significant upgrade, according to @waynema 🎙️‼️Apple is planning to incorporate large language models (LLMs) and AI to help users "automate complex tasks in ways they currently cannot."Do you think Siri will actually get better in 2024? pic.twitter.com/ErETfy8bqI

— AppleTrack (@appltrack) 7 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.