Apple vai descontinuar estes modelos após lançar os iPhone 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A geração Apple iPhone 15 continua a gerar tração junto das lides tecnológicas com o início das fugas de informação dignas de nota, mas há algo mais a ter em consideração no seio da Apple. Apesar de contarmos com várias novidades para setembro, também poderemos "perder" vários modelos de smartphones iOS de uma só empreitada.

Tal como avançam os novos relatos, a chegada dos iPhone 15 pode ditar o fim para vários dispositivos atualmente disponíveis na loja oficial da marca. Portanto, se estão a pensar comprar um dos modelos de iPhone anterior através da página oficial, recomendamos alguma expediência (ou pressa) na compra.

Apple iPhone 15

Atualmente temos 8 modelos de iPhone na loja Apple

  1. iPhone SE
  2. iPhone 12
  3. iPhone 13 mini
  4. iPhone 13
  5. iPhone 14
  6. iPhone 14 Plus
  7. iPhone 14 Pro
  8. iPhone 14 Pro Max

O relato dá conta da "reforma" de vários modelos para dar espaço pleno para os novos modelos a compor a gama iPhone 15. Note-se que de momento, com oito modelos à venda na página oficial, quatro destes foram apresentados em setembro último.

Isto significa que quatro outros modelos têm já alguns anos no mercado, desde os lançamentos de 2022, 2021 e até ao iPhone SE que dificilmente terá um substituto este ano. De momento, o mais antigo é o modelo iPhone 12, um candidato ideal à "reforma".

No seu lugar poderá passar a figurar o iPhone 13 como modelo mais antigo e acessível em toda a gama. Por outro lado, a gigante de Cupertino pode remover todos os quatro iPhone 14 da loja de modo a criar uma maior clivagem entre os modelos disponíveis.

Setembro trará a nova geração de smartphones Apple iPhone 15

Apple iPhone

A possível remoção da gama iPhone 14 da loja servirá, sobretudo, para aumentar a diferenciação entre os modelos a chegar em setembro dos demais presentes em loja. Assim, aumentarão necessariamente as melhorias entre as diferentes gerações em loja.

Nada obsta, contudo, a que os atuais iPhone 14 se mantenham disponíveis, com um desconto de 100 dólares, ou cerca de 100 euros nos atuais preços aplicados. Esta tem sido a estratégia da empresa de Tim Cook e de momento não podemos excluir também essa mesma possibilidade.

Numa outra nota, e já na minha opinião, acredito que o iPhone 13 mini será efetivamente afastado, tal como o iPhone 14 Plus, dois dos modelos com piores vendas no seio da empresa.

Por fim, de momento as nossas atenções repousam na gama iPhone 15 a chegar em setembro próximo durante o tradicional evento de outono da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.