iOS 15 traz erro grave para alguns utilizadores de Apple iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O início da distribuição do sistema operativo iOS 15 teve início na última segunda-feira (20) de setembro, fazendo chegar a milhões de smartphones iPhone espalhados pelo globo as mais recentes novidades da Apple. No entanto, também introduziu alguns erros ou bugs que provocaram o pânico junto dos utilizadores afetados.

Estamos perante uma atualização geral de sistema disponível para um grande portefólio de smartphones Apple, alguns com seis anos como é o caso do Apple iPhone 6s, sendo um bom exemplo da boa política de atualizações e suporte da tecnológica de Cupertino.

O mais recente update de sistema Apple é o iOS 15

Em primeiro lugar importa frisar que esta atualização encontra-se disponível para todo e qualquer iPhone que tenha atualmente o iOS 13, ou o iOS 14. Tendo começado há cerca de 24 horas a sua distribuição, temos já os relatos dos primeiros erros após a instalação.

Mais concretamente, aponta-se a incapacidade de localizar o cartão SIM nas unidades afetadas. Isto é, após a instalação do update iOS 15 o iPhone não conseguia reconhecer o cartão SIM. Daqui resulta que o telefone fica privado de acesso às redes móveis e respetivas comunicações.

Ora, tal bug ou erro causou a revolta de vários utilizadores que recorreram às redes sociais para expor o sucedido. De igual modo, também fariam chegar as suas queixas à própria Apple através das páginas de suporte / fóruns e comunidade oficial da marca.

Alguns iPhone deixaram de reconhecer o cartão SIM após o update

O maior volume de queixas foi registado na China. Aí, os utilizadores recorreram sobretudo à Weibo para expressar o seu descontentamento junto da fabricante. Entre as unidades mais afetadas está a geração Apple iPhone 12 que, após update para iOS 15, apresentava a mensagem "No SIM card", mostrando-se incapaz de reconhecer o cartão SIM.

A problemática aparenta estar circunscrita à China, mas não descartamos a possibilidade de ocorrer nas demais regiões. Portanto, caso estejam a ser afetados pelo mesmo problema deixem o respetivo feedback nos comentários deste artigo.

Os utilizadores apontam ainda que o aviso de cartão SIM não detetado é apresentado no canto superior direito. Este sendo o único entreva, até à data, digno de nota e possa fazer alguns utilizadores pensar duas vezes antes de proceder à atualização.

Não é a primeira instância em que tal problema afeta os Apple iPhone

A problemática de não deteção de rede e / ou cartão SIM não é nova. Aliás, já demos a conhecer casos similares de utilizadores que passaram pelo mesmo após terem instalado o iOS 14.7.1. Também nesse caso era apresentado o aviso de cartão não detetado.

Felizmente, na altura bastava reiniciar o smartphone para que tudo voltasse a funcionar como devido. Todavia, nesta nova instância este "remédio" simples não surte efeito em todos os casos.

Recomendamos, por isso, que verifiquem se as definições do operador / fornecedor de serviço de redes móveis estão atualizadas. É um procedimento simples que podem fazer ao aceder às Definições - Geral - Acerca deste iPhone. Caso existam novas definições de rede disponíveis para atualização basta tocar em "Ok" para dar início à sua instalação.

A partir daí o erro deve ficar resolvido. Caso a problemática subsista - após o reiniciar e verificação das definições de rede - recomendamos contactar a própria Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Beelink GTR7 é o mini PC a comprar com bom preço e processador AMD Ryzen 7
  • iPhone 13 Pro Max: primeiro unboxing disponível antes do tempo
  • iOS 15 chega hoje ao teu iPhone, mas sem estas 4 funcionalidades
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.