iOS 13 promete melhorar privacidade, mostrando onde apps acederam à tua localização

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O iOS 13 vai trazer uma novidade para aumentar a privacidade e controlo dos utilizadores. Quando uma aplicação estiver a utilizar a localização, será enviada uma notificação em pop-up.

Essa notificação dá duas opções ao utilizador: manter a localização ativa sempre ou apenas quando a aplicação é utilizada. Além disso, como podes ver na imagem, é-te mostrado um mapa onde as apps acederem à tua localização.

Adicionalmente, as aplicações explicam porque é que precisaram de aceder à tua localização. Com esta função, a Apple pretende que as apps sejam mais transparentes com as suas intenções, não escondendo dados do utilizador.

Android Q também vai ter esta função mas incompleta

Neste momento, a versão Beta 4 do Android Q dá mais controlo aos utilizadores sobre aplicações e localização. À semelhança do iOS 13, utilizadores do Android vão receber uma notificação a dar as mesmas opções de controlo.

Assim sendo, podes permitir que uma app tenha acesso à localização sempre, apenas quando está ligada ou negar o acesso por completo, como podes ver pela imagem.

No entanto, o Android Q não te vai mostrar um mapa dos acessos. Além disso, nenhuma justificação é apresentada para o pedido de acesso à localização.

Seja como for, as permissões para aplicações nunca são demais. Num mundo tecnológico recheado de fugas de informação e escândalos de privacidade, estas funções são importantes em qualquer telemóvel.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Q vai trazer funcionalidade que promete poupar-te bateria
  • ASUS ZenFone 6 recebe modo 'Super Night' também na sua câmara ultrawide
  • OnePlus 7 Pro de cor "amêndoa" chega em breve ao mercado
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.