Internet da Vodafone está em baixo de norte a sul do país!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

[Os serviços começaram a voltar à normalidade a partir das 16h20]

A Vodafone parece estar com grandes problemas nos seus serviços em Portugal. Durante as últimas horas, foram centenas de utilizadores a relatar não ter acesso à internet, seja na sua ligação fibra ótica ou dados móveis.

Ao que tudo indica, o problema está a afetar toda a área nacional, sendo que existem alguns pontos onde o problema parece ser mais grave.

Como seria de esperar, os utilizadores estão furiosos, visto que não conseguem usufruir dos serviços pelos quais estão a pagar. Mas o que os deixa mais frustrados é não ter existido ainda qualquer publicação oficial por parte da operadora. Especialmente tratando-se de um problema a nível nacional.

Durante a última hora, o número de relatos de problemas no site DownDetector cresceram de forma exponencial, existindo centenas de queixas de norte a sul do país.

Vodafone demora a dar justificações aos seus clientes

É lamentável que a Vodafone ainda não tenha emitido nenhum comunicado com uma possível explicação para este 'blackout' que está a afetar milhares de clientes.

Tanto na sua conta do Twitter como do Facebook, não é possível encontrar qualquer publicação que explique este acontecimento. Além disso, nesta altura, é até impossível conseguir aceder ao site oficial da operadora.

Possíveis motivos para quebra no serviço de internet

Curiosamente, momentos antes do site oficial ter ficado offline, a ferramenta de identificação de problemas da Vodafone mostrava todos os serviços a funcionar sem problema.

Muito provavelmente, trata-se de um problema com os servidores da operadora, que apesar de permitirem as ligações dos utilizadores, não estão a ser capazes de providenciar acesso à internet. Por isso, acredita-se que possa ser um problema relacionado com as configurações DNS dos seus servidores.

O impacto pode ser muito maior do que se imagina

Sendo a Vodafone uma das maiores operadoras em Portugal, tanto em serviços móveis como internet fibra ótica, este é um 'blackout' que poderá ter um impacto muito mais grave do que se poderia imaginar. Com a quebra nos seus serviços, foram centenas de empresas que perderam o acesso à internet.

Considerando que são muitos os serviços que requerem ligação à internet para funcionarem corretamente, muitas empresas acabaram por ficar paralisadas com estes problemas da Vodafone.

Parece que os problemas não são exclusivos de Portugal

Ao que parece, este não é um problema exclusivo da Vodafone Portugal. Sensivelmente ao mesmo tempo que começaram a ser relatados os problemas em território nacional, também no Reino Unido milhares de utilizadores perderam o acesso à internet.

De momento, as zonas mais afetadas parecem ser Londres e Manchester. No entanto, fica bastante claro no mapa que os problemas abrangem uma vasta área e possivelmente estão a afetar milhões de utilizadores e milhares de empresas.

À semelhança do que acontece com a representação da empresa em Portugal, também a VodafoneUK se mostrou incapaz de dar qualquer tipo de explicação aos seus clientes.

Também foste afetado? Diz-nos de que zona és e durante quanto tempo tiveste problemas.

Últimas atualizações:

  • Internet da Vodafone voltou. Confere o impacto deste apagão
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.