Inteligência artificial não conseguiu encontrar diamantes no Minecraft

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A MineRL é uma competição criada este ano com um desafio bastante direto: as equipas tem de criar uma inteligência artificial que consiga encontrar diamantes no popular Minecraft. Uma tarefa que requer alguma preparação e conhecimento do jogo.

A maneira mais rápida de encontrar diamantes é encontrar alguma cave já existente e explorá-la. Os diamantes são mais abundantes na décima segunda camada de terra no jogo. Existem vários métodos para cavar e explorar mas infelizmente, nenhuma das 660 inteligências artificiais conseguiram encontrar diamantes.

Para um jogador normal, encontrar diamantes requer primeiro construir as ferramentas necessárias para cavar debaixo da terra. Para tal, é necessário primeiro derrubar árvores, criar ferramentas de madeira, encontrar pedra para criar picaretas ou machados mais eficazes e aventurar-se no mundo subterrâneo.

O desafio parece ter ficado pelos recursos disponíveis para ensinar as inteligências artificiais. As equipas do MineRL tinham cerca de 1000 horas jogos, uma gráfica Nvidia básica e um período de 4 dias para treinar os bots para encontrar diamantes com eficácia.

Inteligências artificiais dominaram no xadrez e Dota 2

Em competições anteriores do género, inteligências artificiais foram colocadas a jogar xadrez ou o popular MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) Dota 2. Em várias ocasiões, as inteligências artificiais conseguiram facilmente derrotar jogadores humanos, ou mesmo equipas inteiras.

Seja como for, as dificuldades encontradas pelos bots refletem o avanço que as inteligências artificiais ainda tem de completar. As inteligências artificiais encontraram sucesso no passado quando os seus objetivos eram claros como ganhar um jogo de xadrez ou aprender a derrotar uma equipa em combate.

Contudo, o desafio de encontrar diamantes no Minecraft provou ser demasiado abstrato para os bots. Quem sabe, com o avanço da tecnologia não teremos inteligências artificiais a fazerem-se passar por YouTubers de Minecraft.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xbox Series X foi revelada oficialmente! Conhece a consola do futuro (vídeo)
  • Call of Duty Mobile varre concorrência e é considerado melhor jogo mobile do ano
  • Sekiro: Shadows Die Twice bate Death Stranding como melhor jogo do ano
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.